Geral

Hotel Canto do Sol é autuado pela prefeitura por receber hóspedes

A unidade hoteleira de Vitória teria voltado a receber hóspedes esporadicamente, o que não poderia ocorrer, pois não tem alvará de localização e funcionamento

Foto: Folha Vitória/Thiago Soares

O Hotel Canto do Sol, em Jardim Camburi, Vitória, oficialmente fechado desde 2015, foi alvo de um auto de infração, aplicado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) na tarde desta quarta-feira (17).

O motivo da penalização é o fato de que o hotel, oficialmente fechado desde 2015, teria voltado a receber hóspedes esporadicamente, o que não poderia acontecer, uma vez que o dono do imóvel não apresentou alvará de localização e funcionamento. 

De acordo com a Sedec, o proprietário foi avisado ainda em dezembro de 2022 que deveria providenciar os alvarás para obter a permissão de funcionamento, o que não aconteceu.

"A Sedec informa que o proprietário do imóvel foi intimado, em dezembro do ano passado, a providenciar o alvará de localização e funcionamento. Na tarde de hoje (17), a equipe de fiscalização esteve novamente no imóvel e foi constatado que o Hotel Canto do Sol tem recebido hóspedes de forma esporádica. Dessa forma, foi lavrado auto de infração, uma vez que não houve providências por parte do proprietário em relação à regularização do alvará", diz a Sedec em nota.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As informações sobre a reabertura do hotel começaram a circular no início da semana, quando pessoas que caminham pela orla de Camburi notaram que o estabelecimento instalou uma placa com um novo número de telefone.

Em alguns sites de hospedagem, inclusive, é possível ver imagens de quartos e da área de lazer do hotel, o que ajudou a corroborar a hipótese de reabertura do imóvel. 

O que dizem os bombeiros 

O Corpo de Bombeiros Militar também esteve presente no local na tarde desta quarta-feira para realizar uma fiscalização. A informação de que o hotel estaria recebendo hóspedes foi totalmente negada pelo proprietário.

Segundo os bombeiros, um processo de vistoria e fiscalização foi aberto para avaliar as condições do hotel em fevereiro deste ano e que deve ser encerrado pelo próprio dono, por meio de e-mail oficial. 

A reportagem do Folha Vitória entrou em contato na tarde da última terça-feira (16) com familiares do ex-proprietário do hotel, Hélio Perim, que faleceu em 2020. A informação divulgada é que o estabelecimento segue fechado.

História do Canto do Sol

Inaugurado em 1983 com o nome de Porto do Sol, o hotel se tornou naquela década e na seguinte um dos pontos mais badalados da Capital capixaba. Em 1999, ele foi vendido e ganhou o nome pelo qual é conhecido até hoje. 

Durante os anos de ouro, o estabelecimento ficou conhecido pelo luxo e a ostentação, recebendo celebridades do Brasil e do exterior por mais de duas décadas. 

O luxo não se manteve com o tempo, no entanto, e com pouco fluxo de hóspedes, além da crise do mercado imobiliário em 2015, fechou as portas naquele mesmo ano. Em 2017 havia uma expectativa de reabertura devido a novos investimentos, o que não aconteceu. 

Leia Também: Vitória pode ter recorde de frio e registrar temperatura de 16ºC

Pontos moeda