Geral

Praia de Meaípe ganha novo visual com alargamento da faixa de areia

Ao todo, obra foi orçada em R$ 67 milhões e cerca de 1 milhão e 200 mil metros cúbicos de areia foram retirados do fundo do mar para realizar a ampliação

Foto: Reprodução TV Vitória

Caminhadas pela praia, banhistas tomando banho de sol, atividades esportivas ao ar livre. Coisas que pareciam impensáveis há pouco tempo, agora são uma realidade na Praia de Meaípe, em Guarapari, por conta da ampliação da faixa de areia no local.

Orçada em R$ 67 milhões, ao todo, são 3300 metros de obra e cerca de 1 milhão e 200 mil metros cúbicos de areia foram retirados do fundo do mar por uma draga que fez o transporte até a praia para realizar a ampliação. 

Dois meses após o início das obras, o cenário da praia é muito diferente do antigo. A faixa de areia inflou de 10 para 80 metros de extensão e já acontecem até encontros de moradores para atividades esportivas e ginástica. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Hoje a praia se tornou um ponto de lazer para a comunidade. Antigamente você não via as pessoas praticando uma caminhada porque não havia uma faixa de areia. Hoje isso tem se tornado comum, tanto na faixa de areia, quanto nos calçadões, ver as pessoas caminhando com a família, às vezes sentando no final do dia para conversar", afirmou Tatiane de Jesus Gomes, membro da Associação de Moradores de Meaípe.

Quem tem a área próxima à praia como ganha-pão também celebrou a novidade e já vê um grande aumento de fluxo do comércio, como é o caso de Geraldino Nascimento Neves, que tem um restaurante no local. 

Foto: Reprodução TV Vitória


"Dia das Mães, por exemplo, foi um dia especial, teve um movimento maior. A gente tem visto isso aos finais de semana, as pessoas têm vindo à Praia de Meaípe para conhecer e a gente tem uma expectativa de que se eu pudesse, o meu espaço, gostaria até de ampliar", contou.  

Apesar da felicidade dos moradores, a obra ainda não acabou. Cerca de 50 trabalhadores trabalham na construção de dois novos píeres e, até o momento, cerca de 10 toneladas de rochas foram utilizadas. 

Segundo o gestor de contratos, Bruno Pasquali, a função das estruturas é proteger as rodovias e também a comunidade que vive no entorno da Praia de Meaípe. 

"Servem para proteger a praia de possíveis futuras erosões. Elas seguram, contêm a areia já depositada para poder não obter mais erosões. Um projeto deste porte veio para proteger tanto a rodovia, quanto para dar tranquilidade aos moradores de Meaípe", afirmou. 
Foto: Reprodução TV Vitória

Com a instalação dos píeres, a chance da maré atingir a estrada como acontecia antigamente, é remota, é o que afirma o engenheiro responsável pelas obras, Pablo Merlo Prata

"Estamos trabalhando agora juntamente ao sul da praia fazendo o enrocamento que detém uma função de quebra-mar. Assim que terminada esta parte, vamos retornar ao enrocamento norte e fazer a sua conclusão, que tem uma função de guia-corrente, com a função de manter a drenagem do Córrego Meaípe vazando para o mar". 

Leia Também: Marinha emite alerta de mau tempo e ondas de até 3 metros no ES

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda