Geral

SBT não renova concessão no ES e transmissão na TV Tribuna só vai até 1º de julho

Grupo João Santos, dono da Rede Tribuna, está em recuperação judicial e não terá contrato com a emissora de Silvio Santos renovado neste ano

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares

O SBT decidiu não renovar mais o contrato com o Grupo João Santos, da Rede Tribuna após 38 anos de acordo entre as empresas. O conteúdo só será transmitido na TV Tribuna até o dia 1º de julho, data em que expira o contrato.

Segundo apuração do Folha Vitória, a decisão partiu da emissora de Silvio Santos, já que a holding está em recuperação judicial desde o fim de 2022 — quando o processo foi aprovado pela Justiça.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além da Rede Tribuna, o conglomerado atua nos ramos sucroalcooleiro, de transportes, de cimento (Nassau), papel e celulose. 

O Grupo João Santos foi quem produziu o cimento usado para a construção da gigante Itaipu, usina hidrelétrica que abastece quase 10% da energia que é consumida no Brasil, além dos mais de 86% do vizinho Paraguai.

>>LEIA TAMBÉM: Prédio de R$ 15 milhões, Ratinho e empresário do ES: o que está em jogo após SBT deixar TV Tribuna

A gerência de Comunicação do SBT confirmou a informação para o Folha Vitória e acrescentou que “ainda busca e analisa novo parceiro para transmissão no Espírito Santo”.

Nos bastidores, a informação é de que o empresário capixaba Rui Baromeu (da Rede Sim e outras rádios do Brasil) tenta virar o novo concessionário do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e que as negociações estariam sendo viabilizadas com Carlos Massa, o Ratinho, do Grupo Massa, do Paraná.

Procurado pelo Folha Vitória desde abril, quando surgiram as primeiras informações, Rui Baromeu não quis comentar oficialmente o assunto.

O SBT vai deixar de existir no Espírito Santo?

A resposta depende apenas de uma coisa: que a emissora consiga um novo parceiro para o sinal no Espírito Santo.

Até o momento, o que se sabe, é que a parceria com a TV Tribuna será encerrada oficialmente no dia 1º de julho.

A partir daí, a transmissão no Estado será realizada por outro parceiro que assumir a concessão. Até o momento não há informações oficiais sobre quem irá fechar o contrato com o SBT no Espírito Santo.

Caso o SBT não encontre um novo parceiro capixaba, tudo indica que a transmissão do canal de Silvio Santos será interrompida no Estado.

A TV Tribuna será transmitida em outro canal? Qual?

 Uma das especulações que ganharam força nos bastidores é de que a TV Tribuna poderia assumir o espaço da TV Educativa do Espírito Santo (TVE).

Para isso, a TVE passaria a funcionar no canal 7, reservado atualmente para a transmissão do SBT no Estado.

Em entrevista à coluna Pedro Permuy, um representante da TVE informou que a possibilidade não passa de especulação, uma vez que a emissora é pública e já afiliada à TV Cultura e ao Canal Brasil.

Conteúdo transmitido pela TV Tribuna no ES vai ser exibido no SBT até quando?

A transmissão chega ao fim no dia 1º de julho, após 38 anos de parceria. A partir desta data, o SBT será transmitido por um eventual novo parceiro.

A gerência de Comunicação do SBT confirmou a informação para o Folha Vitória e acrescentou que “ainda busca e analisa novo parceiro para transmissão no Espírito Santo”.

Quem não tem TV por assinatura vai deixar de ter SBT?

Isso pode acontecer. Caso o SBT não firme parceria com uma nova emissora capixaba, o sinal regional será interrompido, mas negociações já estão em curso para evitar o corte.

Telespectadores que têm acesso à TV por assinatura continuarão a receber o sinal de São Paulo e poderá acompanhar a programação nacional do SBT.

O novo parceiro do SBT no ES será a Rede Sim, do empresário capixaba Rui Baromeu?

Outra especulação a qual é muito cedo para dar uma resposta. Procurado pela reportagem do Folha Vitória desde abril, Rui Baromeu se recusou a comentar o assunto.

Foto: Sim Notícias/Reprodução

O nome do empresário é cogitado por conta de sua sociedade e proximidade com o apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Juntos, os dois inauguraram uma estação da Rádio Massa em Pedro Canário.

A coluna Pedro Permuy levantou a informação de que o empresário teria comprado um prédio na Reta da Penha, que poderia ser utilizado para transmitir o SBT no Espírito Santo, mas não há confirmação.

LEIA TAMBÉM: Prédio de R$ 15 milhões, Ratinho e empresário do ES: o que está em jogo após SBT deixar TV Tribuna

Parceria chega ao fim após quase 4 décadas

O SBT decidiu não renovar mais o contrato com o Grupo João Santos, da Rede Tribuna após 38 anos de acordo entre as empresas. O conteúdo só será transmitido na TV Tribuna até o dia 1º de julho, data em que expira o contrato.

O conglomerado que é dono da Rede Tribuna (de que a TV Tribuna faz parte) – o Grupo João Santos – está em recuperação judicial desde o fim de 2022. A holding atua nos ramos sucroalcooleiro, de transportes, de cimento (são donos da Nassau), papel e celulose, mas enfrenta uma crise daquelas há alguns anos, desde que os herdeiros começaram a ter desentendimentos entre os negócios.

Só para se ter ideia, foi o grupo que produziu o cimento usado para a construção da gigante Itaipu, usina hidrelétrica que abastece quase 10% da energia que é consumida no Brasil, além dos mais de 86% do vizinho Paraguai. 

Pontos moeda