• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China diz que nunca buscará hegemonia regional

Geral

China diz que nunca buscará hegemonia regional

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, disse que seu país nunca irá buscar a hegemonia regional, independente do quão forte se tornar. Xi fez os comentários quando recebia líderes da Índia e Mianmar em um momento que a China está envolvida em disputas territoriais com vários países vizinhos, incluindo a Índia, e desafia o poder regional dos EUA.

O presidente de Mianmar, Thein Sein, e o vice-presidente indiano, Hamid Ansari, comemoraram neste sábado com Xi Jinping os 60 anos desde que seus países concordaram em princípios de coexistência pacífica.

Durante o evento, Xi pediu "uma nova arquitetura de segurança da região da Ásia e do Pacífico". O presidente chinês disse anteriormente que essa estrutura de segurança deve incluir a Rússia e o Irã, e excluir os Estados Unidos.

Taiwan

Um enviado chinês em uma visita histórica a Taiwan cancelou dois eventos depois que manifestantes jogaram tinta em sua comitiva. O ministro de escritório chinês de assuntos de Taiwan, Zhang Zhijun, decidiu não visitar um porto de pesca e uma aldeia no sul da ilha, no sábado, mas manteve o resto de sua agenda, apesar dos contínuos protestos.

A visita de Zhang marca a primeira vez que um oficial chinês de nível ministerial chegou ao local desde o final da guerra civil, há 65 anos. A China considera Taiwan parte de seu território soberano e comprometeu-se a buscar a reunificação.

Muitos na ilha, entretanto, se opõem a estreitar laços com o continente e os manifestantes conseguiram espirrar tinta na comitiva de Zhang na sexta à noite. O ministro escapou sem ferimentos e deve voltar para casa na noite de sábado. Fonte: Associated Press.