Geral

China irá deportar artista australiano preso

Redação Folha Vitória
Camberra - A Austrália anunciou que um artista australiano nascido na China e detido por Pequim antes do 25º aniversário do massacre de Tiananmen será deportado após continuar por mais 15 dias em custódia.

Guo Jian, que protestou no movimento pró-democracia de 1989, na China, foi detido no domingo por autoridades chinesas logo após o Financial Times publicar um perfil sobre ele.

O Departamento de Relações Exteriores da Austrália disse que funcionários em busca de uma explicação para a prisão de Jian puderam visitá-lo em Pequim. A prisão ocorreu por questões relacionadas ao visto, informou, acrescentando que irá oferecer ajuda consular durante a detenção.

A prisão de Guo foi parte de uma série de detenções de artistas, advogados, estudiosos e jornalistas antes do aniversário de Tiananmen, em um esforço para impedir a mídia internacional de cobrir o evento.

Acredita-se que pelo menos algumas centenas de estudantes e manifestantes morreram no interior e nas proximidades da praça em junho de 1989, quando tropas se movimentaram para interromper semanas de protestos que pediam democracia e outras mudanças políticas. Os manifestantes demonstraram níveis de discordância raramente vistos no país. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda