Geral

Chuvas de monção cobrem metade da Índia

Redação Folha Vitória

Mumbai - As chuvas de monção avançaram e cobriram metade do território da Índia, chegando cinco dias depois do previsto. Mesmo assim, as chuvas trouxeram algum alívio para as principais regiões agrícolas.

O Departamento Meteorológico da Índia disse que as condições são favoráveis para que as chuvas avancem em partes dos Estados de Karnataka e Uttar Pradesh, ambas regiões produtoras de açúcar. Nos próximos dois dias, elas também devem progredir para os Estados de Madhya Pradesh e Maharashtra, importantes áreas produtoras de soja.

Normalmente, as chuvas chegam em Kerala, no sul do país, no início de junho e se espalham para o restante do país em meados de julho. Para esse ano, a previsão é de chuvas um pouco abaixo do comum, alcançando 93% da média. O departamento também prevê um impacto de fraco a moderado do El Niño entre o fim de julho e o início de agosto, o que pode reduzir o volume de precipitações.

As chuvas de monção oferecem uma irrigação fundamental para a agricultura, que emprega mais da metade da força de trabalho da Índia. O governo já começou a preparar um plano de contingência para o caso de as chuvas mais fracas afetarem a produção agrícola. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda