Geral

Estudante barrada com camisa de Portugal em escola de VV pode entrar na Justiça

A adolescente de 12 anos disse que se sentiu mal com o acontecido e está envergonhada. Por isso, a família da jovem pode entrar na Justiça e pedir reparação moral

Estudante barrada com camisa de Portugal em escola de VV pode entrar na Justiça Estudante barrada com camisa de Portugal em escola de VV pode entrar na Justiça Estudante barrada com camisa de Portugal em escola de VV pode entrar na Justiça Estudante barrada com camisa de Portugal em escola de VV pode entrar na Justiça
Crystal tem dupla cidadania e queria torcer pela seleção portuguesa Foto: Reprodução/Priscilla Anderson

O caso da estudante de uma escola particular de Vila Velha que não pode fazer uma prova porque estava com a camisa da seleção de Portugal continua sendo alvo de polêmica. Crystal Casqueiro tem dupla cidadania e foi à aula com camisa de Portugal. A adolescente de 12 anos disse que se sentiu mal com o acontecido e está envergonhada. Por isso, a família da jovem pode entrar na Justiça.

De acordo com a advogada Bruna Alves, o caso pode terminar na Justiça como uma ação civil. “Como a escola abriu exceção para uma seleção, deveria abrir para outras seleções, até porque ela tem dupla cidadania”, diz.

Para a advogada, o fato de Crystal ter se sentido envergonhada com a situação pode acrescentar em uma possível ação. “Pelo que se sabe, ficou evidente que a menina foi vítima de um constrangimento perante os colegas”, completa.

Para o especialista em educação Edebrande Cavalieri, o ato da escola foi uma incoerência. “É totalmente incoerente que uma escola admita pessoas com camisas do Brasil e não permite de outra seleção. Acredito que deva ter acontecido algo além do que foi noticiado. O fato me causa muita estranheza”, afirma.

Cavalieri não acredita que o fato tenha sido culpa da escola. “Eu conheço o corpo docente do colégio e não acredito que tenha acontecido da forma como foi noticiado. Não dá para entender esse tipo de atitude da escola”, completa.

Entenda o fato

Crystal Casqueiro, de 12 anos, foi impedida de entrar em uma escola particular de Vila Velha, na tarde da última quarta-feira (25), após chegar vestida com uma camisa da seleção de Portugal. De acordo com a mãe da adolescente, Priscilla Anderson de Souza Casqueiro, o Colégio Marista havia enviado um comunicado dizendo que até sexta-feira (27) os alunos poderiam ir para a instituição vestidos com a camisa da seleção brasileira.

Priscilla contou que no comunicado eles ainda informaram que camisas de outros times de futebol não poderiam ser usadas. Já a adolescente disse que se sentiu mal com o acontecido e está com vergonha. “Eu fiquei frustrada com o que aconteceu, pois eu não podia torcer pelo time que eu queria. Me senti muito mal e com vergonha, porque todos me viram parada na entrada”, relatou a adolescente.

A vice-diretora do Colégio Marista, Cristina Vargas, informou que o combinado entre os alunos era de que somente camisas da seleção brasileira estava liberada e que, no momento do acordo, nenhum aluno demonstrou interesse em usar outra camisa. Ela lembrou que houve uma tentativa de acordo para que a menina entrasse para fazer a prova, mas a mãe dela não aceitou.