• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Número de gestantes atendidas por banco de leite do HPM aumenta 13 vezes após campanha da TV Vitória Solidária

Geral

Número de gestantes atendidas por banco de leite do HPM aumenta 13 vezes após campanha da TV Vitória Solidária

Além disso, o número de doadoras aumentou 6 vezes; de receptoras, 4 vezes; a entrada de leite cru, 5 vezes; o disque-leite, 5 vezes; e o atendimento, 3 vezes

O leite materno previne doenças na vida adulta e aumenta imunidade do bebê Foto: TV Vitória

Após a divulgação da campanha da TV Vitória Solidária para arrecadar leite materno, que começou no dia 19 de maio, o número de gestantes atendidas pelo banco de leite do Hospital da Polícia Militar aumentou 13 vezes após campanha da TV Vitória Solidária. 

Além disso, o número de doadoras aumentou 6 vezes; das receptoras, 4 vezes; a entrada de leite cru, 5 vezes; o disque-leite, 5 vezes; e o atendimento, 3 vezes. 

A capitã da Polícia Militar responsável pela coordenação do serviço, Vera Lúcia Berto, acredita que a campanha ficará na memória."Creio que as respostas ainda continuarão vivas na memória de muitas pessoas por um bom tempo", declarou. 

A apresentadora Taís Venâncio, do programa Fala ES, da TV Vitória/ Record, que deu início à campanha de doação através da TV Vitória Solidária, falou da importância da ação. “Essa campanha deu mais visibilidade a esses bancos de leite no Estado. Mostramos outras funções, como orientar as mães na hora da amamentação. Foi uma campanha muito forte e conseguimos mostrar para as pessoas a importância desse leite humano para a criança”, disse. 

Em comemoração a Semana Mundial de Leite Humano, a TV Vitória entrou em ação para ajudar crianças que necessitam do leite materno, mas que por algum motivo não puderam ser amamentadas pelas mães. 

A amamentação é fundamental para o desenvolvimento do bebê e também é o principal responsável pela prevenção da hipertensão, diabetes, obesidade e doenças alérgicas na vida adulta

Programas especiais para bebês 

Em Vitória, os bebês cujas mães não podem amamentar recebem cuidados especiais de dois programas municipais: o Fórmulas Especiais na Primeira Infância (Promafe) e o de Atendimento a Crianças Impossibilitadas de Aleitamento Materno (Prociam). De acordo com a Secretaria de Saúde (Semus) da Capital, responsável pelo desenvolvimento das iniciativas, os programas atendem crianças em fase de aleitamento materno que estão impossibilitadas, por qualquer motivo, de serem amamentadas.

Cerca de 20 litros de leite materno são doados por dia

Uma média de 20 litros de leite materno por dia é doada às mães que não conseguem amamentar e procuram ajuda no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Além das mulheres militares ou dependentes, o hospital atende todas as mães que têm dúvidas para amamentar o bebê.

Bancos de Leite materno precisam de doações

A doação do leite materno é de extrema importância, principalmente para os bebês que estão na UTI NeoNatal. Muitos dos que ficam nesse setor pesam menos de 1 kg e só se alimentam por meio de sonda. A doação do leite faz com que as chances de sobrevivência deles aumentem cerca de 80%. Porém, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, as geladeiras e os freezers do estoque do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Vitória não têm o que comemorar. A quantidade que o banco possui atualmente é apenas suficiente para duas semanas

Saiba onde doar:

Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Endereço: Rua Dr. Jones Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória - ES
Telefone: (27) 3322.0074 / (27) 3212.7200
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital da Polícia Militar
Endereço: Rua Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória - ES
Telefone: (27) 3636-6568
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Dr. Dório Silva
Endereço: Avenida Eudes Scherrer s/nº, Laranjeiras, Serra - ES
Telefone: (27) 3138.8905 - (27) 3328.3611
E-mail: [email protected]

Banco de Leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: R Manoel Braga Machado nº 9, 2º andar, Ferroviários, Cachoeiro de Itapemirim - ES
Telefone: (28) 3521.7045 / (28) 3526.6166 ramal 199

Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - HUCAM
Endereço: Av. Marechal Campos, Maruipe, Vitória - ES
Telefone: (27) 3335.7377
E-mail: [email protected] 

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha
Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha - ES
Telefone: (27) 3380.9493

Banco de Leite do Hospital São José
Endereço: Colatina - ES
Telefone: (27) 3722.4977