Geral

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas sem sair da dieta

Canjica, milho verde, paçoca, pé de moleque, pipoca, cachorro-quente e várias outras deliciosas guloseimas nunca faltam no cardápio dessa festa

Consumidas sem moderação, esses alimentos podem ser um risco à saúde Foto: Divulgação

Para alguns, o mês de junho é sinônimo de festas juninas no bairro, no trabalho e na escola. Os amigos se juntam e cada um fica responsável por preparar e levar uma comida típica. E a lista conta apenas com comidas altamente calóricas. Canjica, milho verde, paçoca, pé de moleque, pipoca, cachorro-quente e outras deliciosas guloseimas nunca faltam no cardápio.

Consumidas sem moderação, esses alimentos podem ser um risco à saúde. O cardápio junino é rico em carboidratos, gorduras saturadas e colesterol. Segundo a nutricionista da academia Razões do Corpo Vitória, Kelly Boscaglia, o ideal é encarar os alimentos dessas festas apenas como um lanchinho, e não como uma grande refeição. 

“Para resistir melhor às tentações, o ideal é alimentar-se de forma saudável e equilibrada antes de ir para a festa e não pular refeições. Assim conseguimos comer moderadamente. Lembre-se de saborear e não se fartar de todos esses alimentos”, apontou Kelly.

Dentre as inúmeras guloseimas que ficarão disponíveis na mesa, há aquelas opções de escolhas mais saudáveis, como o milho verde, por exemplo. O milho verde é rico em vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes para prevenção de doenças oculares.

Mas a nutricionista alerta: o milho verde nada tem em comum com a pipoca, que apesar de ser rica em antioxidantes, fibras, magnésio e fósforo, 50 gramas de pipoca salgada, feita com óleo e sal, contém, em média, 200 calorias. “É um número muito alto para quem deseja seguir uma alimentação saudável”, ressalta.

Para quem não consegue ficar sem o famoso quentão, a dica da nutricionista é optar por menores quantidades. “O quentão pode ser um vilão para quem luta contra a balança, pois na maioria das vezes é acrescentada uma grande quantidade de açúcar em sua composição”. 

Deixe sua festa junina mais saudável com uma receita de Cuscuz de tapioca light

Ingredientes:

1 pacote de farinha de tapioca
2 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
2 xícaras (chá) de coco ralado

Modo de preparo:

Coloque a tapioca em uma tigela e cubra com a água fervente. Mexa bem.
Reserve 1 xícara (chá) de coco ralado para enfeitar.
Bata o leite com o leite em pó e o restante do coco e o adoçante.
Adicione à mistura de tapioca, coloque em uma fôrma de pudim molhada e deixe na geladeira por cerca de 2 horas para firmar bem.
Desenforme e cubra com o coco reservado.

Pontos moeda