Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas sem sair da dieta

Geral

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas sem sair da dieta

Canjica, milho verde, paçoca, pé de moleque, pipoca, cachorro-quente e várias outras deliciosas guloseimas nunca faltam no cardápio dessa festa

Consumidas sem moderação, esses alimentos podem ser um risco à saúde Foto: Divulgação

Para alguns, o mês de junho é sinônimo de festas juninas no bairro, no trabalho e na escola. Os amigos se juntam e cada um fica responsável por preparar e levar uma comida típica. E a lista conta apenas com comidas altamente calóricas. Canjica, milho verde, paçoca, pé de moleque, pipoca, cachorro-quente e outras deliciosas guloseimas nunca faltam no cardápio.

Consumidas sem moderação, esses alimentos podem ser um risco à saúde. O cardápio junino é rico em carboidratos, gorduras saturadas e colesterol. Segundo a nutricionista da academia Razões do Corpo Vitória, Kelly Boscaglia, o ideal é encarar os alimentos dessas festas apenas como um lanchinho, e não como uma grande refeição. 

“Para resistir melhor às tentações, o ideal é alimentar-se de forma saudável e equilibrada antes de ir para a festa e não pular refeições. Assim conseguimos comer moderadamente. Lembre-se de saborear e não se fartar de todos esses alimentos”, apontou Kelly.

Dentre as inúmeras guloseimas que ficarão disponíveis na mesa, há aquelas opções de escolhas mais saudáveis, como o milho verde, por exemplo. O milho verde é rico em vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes para prevenção de doenças oculares.

Mas a nutricionista alerta: o milho verde nada tem em comum com a pipoca, que apesar de ser rica em antioxidantes, fibras, magnésio e fósforo, 50 gramas de pipoca salgada, feita com óleo e sal, contém, em média, 200 calorias. “É um número muito alto para quem deseja seguir uma alimentação saudável”, ressalta.

Para quem não consegue ficar sem o famoso quentão, a dica da nutricionista é optar por menores quantidades. “O quentão pode ser um vilão para quem luta contra a balança, pois na maioria das vezes é acrescentada uma grande quantidade de açúcar em sua composição”. 

Deixe sua festa junina mais saudável com uma receita de Cuscuz de tapioca light

Ingredientes:

1 pacote de farinha de tapioca
2 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
2 xícaras (chá) de coco ralado

Modo de preparo:

Coloque a tapioca em uma tigela e cubra com a água fervente. Mexa bem.
Reserve 1 xícara (chá) de coco ralado para enfeitar.
Bata o leite com o leite em pó e o restante do coco e o adoçante.
Adicione à mistura de tapioca, coloque em uma fôrma de pudim molhada e deixe na geladeira por cerca de 2 horas para firmar bem.
Desenforme e cubra com o coco reservado.