Geral

O charme das décadas de 1920 e 1930 no seu casamento

Máquinas de escrever, câmeras Polaroids, rendas, pérolas, cores em tons pastéis, louças de porcelana inglesa, porta-retratos antigos com fotos em preto e branco... Noivas estão resgatando a decoração vintage.

Foto: Divulgação

Todo mundo concorda que as décadas de 1920 e 1930 marcaram pelo seu charme e delicadeza. Não é à toa que esse período está dentro do chamado Belle Époque. E são justamente essas características que algumas noivas estão querendo resgatar em seus casamentos. É daí que surge a decoração vintage, uma tendência que cresce e aparece no Brasil. 

Máquinas de escrever e até câmeras Polaroids, rendas, pérolas, cores em tons pastéis, louças de porcelana inglesa, porta-retratos antigos com fotos de familiares em preto e branco... Vale tudo isso na hora de garantir um ar de antiguidade e requinte à decoração. 

Foi nesse estilo que a designer de produtos Marcela Calazans Felix se inspirou para seu casamento com o programador Geraldo Felix. Do vestido à maquiagem, passando por objetos utilizados na recepção, o casamento encantou pela delicadeza e pelo toque especial que remetia às décadas passadas.

“Eu não me identifiquei com esses vestidos mais pomposos. Queria algo que fugisse do tradicional, mas que tivesse muita renda. Eu já gostava bastante do estilo vintage porque já tinha visto em filmes e seriados”, conta Marcela. E detalhe: muitos dos objetos usados na decoração saíram da própria casa da noiva, que adotou a mesma tendência em sua residência. 

Dicas para decoração de casamento vintage 

Casamento vintage é a opção ideal para noivas que procuram unir de forma harmônica o simples e o sofisticado, criando um ambiente natural e romântico. Para dar a celebração um ar retrô, confira cinco dicas!

Mobiliário antigo

Se nós estamos falando das décadas de 1920 e 1930, não pode faltar um mobiliário antigo, com mesas, cadeiras, aparadores e poltronas de época. Na casa da sua avó deve ter alguma escrivaninha ou aparador que você possa usar no casamento.

Cores suaves e delicadas

Escolha tons suaves e delicados, principalmente tons pastéis, para combinar as cores da decoração. Um rosa ou azul claro, por exemplo, fica lindo nas flores, toalhas de mesa e outros detalhes.

Prataria

Vale a pena investir em travessas, bandejas e outros elementos de prata antiga, porcelana ou outro material que tenha uma cara mais antiga, especialmente na mesa de doces. Já na mesa dos convidados, pratos de porcelana inglesa e talheres sofisticados de prata ou inox são ideais para compor a decoração.

Arranjos com cristais

Os cristais são ótimos para dar um toque de sofisticação à decoração vintage. Eles podem vir nos arranjos florais ou com velas e luminárias. 

Detalhes e mais detalhes

Decoração vintage é sinônimo de detalhes. Solte sua criatividade e aposte em mimos que fazem toda a diferença!

Pontos moeda