Geral

Aquecimento é causado pela atividade humana, diz rascunho de encíclica papal

Redação Folha Vitória

Roma - O aquecimento global é causado principalmente pela atividade humana e representa uma grande ameaça à vida no planeta, diz o rascunho da encíclica papal "Laudato Si" (Louvado seja, em português), divulgada pela revista italiana L'Espresso nesta segunda-feira. A versão oficial do texto será divulgada nesta quinta-feira.

O texto é uma circular papal dirigida aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. Esta é a primeira carta papal do gênero escrita integralmente por Francisco.

No rascunho, o papa Francisco escreve sobre "um consenso científico muito consistente de que estamos na presença de um aquecimento alarmante do sistema climático". O pontífice também teria escrito que é "urgente" a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Embora reconhecendo que as causas naturais, incluindo a atividade vulcânica, desempenham um papel na mudança climática, o papa teria escrito que "numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global nas últimas décadas é devido à grande concentração de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio, entre outros) emitidos sobretudo devido à atividade humana".

O papa escreveu ainda que há uma necessidade "urgente e convincente" para políticas que reduzam as emissões de carbono, entre outras formas, pela "substituição de combustíveis fósseis para desenvolver fontes de energia renovável". Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda