Geral

Queda de avião militar em área residencial na Indonésia deixa dezenas de mortos

A aeronave, um Hercules C-130 que entrou em operação há mais de 40 anos, caiu sobre casas e um hotel em uma área da cidade de Medan, em Sumatra, matando pessoas a bordo do avião e no solo

Um avião de carga da Força Aérea da Indonésia caiu nesta terça-feira (30) em uma área residencial da cidade de Medan, a terceira maior do país, pouco depois de decolar. Segundo o chefe de polícia da província de North Sumatra, Eko Hadi Sutedjo, ainda não é possível saber exatamente quantas pessoas estavam a bordo, já que a aeronave modelo C-130 parou por dois lugares antes de chegar a Medan, em North Sumatra, depois de sair de Jacarta, a capital do país. Autoridades dizem que mais de 100 pessoas já podem ter morrido. 

A estimativa, por enquanto, é de cerca de 50 pessoas a bordo, sem detalhar quantos eram civis e quantos eram militares. Alguns dos passageiros eram parentes dos militares. Segundo o chefe de polícia, pelo menos 37 corpos já foram levados para o hospital Adam Malik, em Medan, entre eles o de uma criança de aproximadamente um ano de idade. Por enquanto, nenhum dos corpos foi identificado.

Imagens de emissoras de televisão do país mostraram destroços do avião, um carro amassado em chamas e um edifício atingido. A aeronave, que estava em serviço desde 1964, caiu apenas dois minutos depois de decolar da base aérea de Soewondo.

O chefe da força aérea, Supriatna, disse que o piloto relatou à torre de controle que a aeronave precisava voltar por causa de problemas no motor. "O avião caiu enquanto ele estava virando à direita para retornar ao aeroporto", contou. É a segunda vez em 10 anos que um avião cai em uma área residencial de Medan. Em setembro de 2005, um Boeing 737 da Mandala Airlines caiu na cidade e matou 143 pessoas, incluindo 30 que estavam no chão.

A Indonésia tem um histórico de segurança da aviação instável. Entre 2007 e 2009, a União Europeia barrou companhias aéreas indonésias de voarem para a Europa por causa de preocupações com a segurança. Houve cinco acidentes fatais envolvendo aviões da Força Aérea desde 2008, de acordo com autoridades locais que acompanham acidentes aéreos. Fonte: Associated Press.

 

Pontos moeda