Geral

Cai número de inscritos para fazer provas do Enem no Espírito Santo

As inscrições terminaram na última sexta-feira (05). Em todo o País 8.478.096 de pessoas se inscreveram para participar do exame que dá acesso as universidades e faculdades

Exame do Enem acontece nos dias 24 e 25 de outubro  Foto: R7

O número de inscritos no Enem no Espírito Santo caiu. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), este ano foram feitas 167.259 inscrições contra 182.333 em 2014. 

No Brasil as inscrições caíram comparadas ao ano passado, foram 8.478.096 pessoas inscritas neste ano, contra 9.490.952 inscrições para 2014.  Os participantes que já concluíram o Ensino Médio aumentaram e chegam a 59% dos inscritos.

Os pardos são a maioria dos inscritos e marcam 45,18%, os brancos ficam em segundo lugar com 37,47%, e pretos com 12,63%, o grupo de estudantes indígenas não soma nem um por cento, 0,59%. As mulheres ainda são maioria no teste, 57% contra 43% de homens.

O Enem está preparado para fazer atendimentos especializados para alunos com deficiência física, autistas, com déficit de atenção, baixa visão, cegueira, surdez, e também deficiência mental. As gestantes também tem atendimento especial, 8.252 mulheres farão provas. Aqueles que guardam o sábado somam 70.762 alunos que farão a prova neste ano em todo o Brasil.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

A nota obtida pelo estudante no Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e também do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O Enem é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Pontos moeda