Geral

China: acidente de cruzeiro no Rio Yangtze deixou mais de 430 mortos

Redação Folha Vitória

Juanli, China - Parentes das mais de 430 vítimas do naufrágio de um cruzeiro da Eastern Star no Rio Yangtze, na China, foram ao necrotério nesta segunda-feira para identificar os corpos de seus entes queridos.

As autoridades foram capazes de identificar os corpos através de amostras de material genético fornecidas por parentes, que tiveram a chance de ver pela última vez os corpos das vítimas antes da cremação. De acordo com a tradição chinesa, os corpos serão cremados em um necrotério local para depois serem levados para suas cidades natais para as cerimônias fúnebres.

O número de vítimas do desastre ocorrido no dia 1º de junho já chega a 434, após um longo trabalho de buscas durante o final de semana. Oito pessoas ainda estão desaparecidas e 14 sobreviveram. De acordo com as autoridades, a busca irá se prolongar por mais mil quilômetros até Shangai.

O governo da China atribuiu fortes ventos e uma tempestade como as causas do acidente. O capitão, que sobreviveu, e o engenheiro chefe da embarcação estão sob custódia da polícia, mas não há detalhes sobre uma investigação a respeito de suas condutas.

Alguns parentes de passageiros afirmam que as autoridades descartaram muito rápido a possibilidade de erro humano, incluindo a má decisão de continuar a navegar mesmo com a tempestade, ao invés de ancorar.

O naufrágio do cruzeiro de 77 metros da Eastern Star é o pior desastre marítimo da China desde 1948. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda