Geral

China divulga que obras nas ilhas do Mar do Sul da China estão quase prontas

Redação Folha Vitória

Pequim - O ministério de Relações Exteriores da China afirmou nesta terça-feira que os projetos de recuperação de terras no disputado território do Mar do Sul da China estarão prontos dentro de alguns dias, numa aparente tentativa de reassegurar aos países vizinhos a soberania sobre a região estratégica.

"De acordo com os departamentos competentes da China sobre o assunto, os projetos de recuperação de terra, com a construção em algumas ilhotas e recifes das ilhas Nansha, serão completados nos próximos dias", informou um comunicado do ministério sobre o território, que fica no coração da disputa territorial no Mar do Sul da China.

Além de satisfazer objetivos de segurança, o principal propósito dos projetos tem natureza civil e não pretende atingir terceiros, diz o comunicado, que garante que os projetos são "legais, razoáveis e justificados".

O comunicado, atribuído ao porta-voz do ministério, Lu Kang, afirma que os projetos "não afetam a liberdade de navegação e sobrevoo de que gozam todos os países, de acordo com a lei internacional, no Mar do Sul da China".

As ilhas em disputa se encontram em meio a algumas das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, com potencial pesqueiro e de riqueza submarina de petróleo, gás e minerais.

A China reivindica virtualmente todo o Mar do Sul da China, enquanto o Vietnã, Malásia, Brunei, Filipinas e Taiwan também reivindicam algumas partes ou todo o território.

Os Estados Unidos afirmam que não tomam partido sobre a soberania do território, mas insiste no direito de liberdade de navegação e pede que todas as partes entrem em um acordo. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda