Geral

Cirurgias pré-casamento. Até quando a noiva pode fazer?

Em busca da perfeição no grande dia, algumas noivas não têm medo de encarar a faca. Otoplastia, prótese de silicone e lipoaspiração podem ser feitas até três meses antes do casamento

O dia do casamento é um dos mais importantes na vida de uma mulher e para sair bem nas fotos e no look, algumas noivas querem praticamente atingir a perfeição, nem que para isso seja preciso anestesia e uma mesa cirúrgica.

A procura por cirurgias plásticas antes do casamento é cada dia maior. O cirurgião plástico Fabio Zamprogno conta que entre a lista dos procedimentos mais pedidos pelas noivas estão a otoplastia, que é a correção da chamada “orelha de abano”, principalmente por causa dos penteados, e a prótese de silicone nas mamas. Já as mães das noivas costumam recorrer ao lifting nas pálpebras.

Mas caso a noiva esteja decidida a fazer alguma correção no corpo antes do seu grande dia, ela precisa ter atenção à data da cirurgia, já que é preciso um tempo para recuperação. Lipoaspiração, prótese de silicone, mamoplastia e otoplastia podem ser feitas, em geral, em até três meses antes da cerimônia de casamento, de acordo com o cirurgião. “Já cirurgias faciais - como a rinoplastia, para correções no nariz - devem ser realizadas com antecedência de seis meses”.

O tempo de recuperação também varia de acordo com a cirurgia. No caso da lipoaspiração, a recuperação é rápida, entre uma semana e 15 dias. Já o inchaço é mais duradouro. Fábio indica um período de três meses para que a noiva esteja cerca de 80% desinchada e possa começar a tirar as medidas do vestido. Quem coloca a prótese de silicone deve esperar 15 dias para poder dirigir e retomar algumas atividades. Já a mamoplastia exige no mínimo 20 dias para a recuperação.

A recuperação da cirurgia de rinoplastia é rápida, geralmente de uma semana para que a pessoa retome suas atividades diárias normalmente. “Além disso, não se trata de uma cirurgia em que o paciente precise depender muito de outra pessoa. Porém, o processo para desinchar a região operada leva bastante tempo”, explica o especialista. A otoplastia, por sua vez, exige um período de dois meses de recuperação.

Pontos moeda