• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ifes oferece curso para treinamento de cão-guia no Estado

Geral

Ifes oferece curso para treinamento de cão-guia no Estado

Os candidatos são classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições no Sisutec começaram nesta segunda-feira (29) e vão até a sexta (3).

Cães-guias são treinados para ajudar na locomoção de cegos Foto: Divulgação ​

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está ofertando três cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), do Ministério da Educação. São 35 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente no Campus Santa Teresa (noturno); 30 vagas para o curso Técnico em Química, em Alegre (noturno); e 20 vagas para o curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, também em Alegre (matutino). Este último é inédito no Estado.

Todos os cursos são ofertados na forma subsequente, e os candidatos são classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições no Sisutec começaram nesta segunda-feira (29) e vão até a sexta (3). O resultado da primeira chamada sai no dia 7 de julho. Os convocados devem ficar atentos e comparecer no campus onde é ofertado o curso de interesse para garantir sua matrícula. A matrícula da primeira chamada será de 8 a 10 de julho.

Cães-guia

O curso de Treinamento e Instrução de Cães-Guia do Campus de Alegre será o segundo do Brasil com esta temática a ser mantido pelo governo federal. A iniciativa faz parte do programa Viver sem Limite.O objetivo do curso técnico, que terá duração de dois anos, é formar um profissional com consciência ética e responsabilidade socioambiental, capaz de atuar com competência no treinamento e instrução de cães-guia, proporcionando um aumento no número cães-guia em atividade no País e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Os alunos vão adquirir conhecimentos nas áreas de anatomia, fisiologia, comportamento e bem-estar animal, além de aprender técnicas de criação e manejo desses animais. Eles também serão capacitados para selecionar os cães que serão treinados e acompanhar as famílias e duplas formadas, entre outras competências. Depois da conclusão do curso, poderão atuar em centros de treinamento, em instituições de prestação de serviços às pessoas com deficiência, ou ainda como autônomos.