Geral

Limpeza e plantação de mudas no Morro do Moreno em Vila Velha

A ação é uma continuidade de um trabalho de conscientização e preservação iniciado pela Prefeitura em setembro do ano passado, quando cerca de 500 pessoas participaram

Trilhas serão limpas no Morro do Moreno Foto: Divulgação/Prefeitura

Neste sábado (20) acontece uma ação de preservação e limpeza do Morro do Moreno. O local é ponto turístico de Vila Velha, e ponto de aventura, com passeis com trilha. A Prefeitura de Vila Velha vai conscientizar os frequentadores com distribuição de mudas de plantas nativas, luvas e sacolas plásticas para recolhimento de lixo das trilhas, de 7h às 12h.

A ação é uma continuidade de um trabalho de conscientização e preservação iniciado pela Prefeitura em setembro do ano passado, quando cerca de 500 pessoas, integrantes dos vários grupos que utilizam o espaço para lazer e prática de esportes, coletaram 12 sacos de lixo do local. As garrafas e latinhas recolhidas foram doadas, na época, ao Instituto Verde Vida para reciclagem. Além disso, integrantes da Associação Capixaba de Escaladores (ACE) fizeram a limpeza de pichações na área conhecida como testa da macaca. 

“Pelo Plano Diretor Municipal (PDM) do município, 80% do Morro do Moreno é considerado uma Zona de Interesse Ambiental (ZEIA). É um espaço em que o município tem que ordenar o uso. É um atrativo turístico, de lazer para as famílias e também para a prática de esportes. Temos que trabalhar para a conscientização da necessidade de preservação da área e compatibilizar os interesses destes grupos”, considera Jader Mutzig, secretário de Desenvolvimento Sustentável.

SAIBA MAIS:

Morro do Moreno - Localizado praticamente no Centro de Vila Velha, o Morro do Moreno é formado pela Mata Atlântica e tem 274 metros de altura. Em um dos lados é cercado pelo mar e do outro pela cidade. Possui locais para a pesca, rapel, trilhas (trekking), bicicleta de montanha, rampa para voo livre, fonte com água mineral, e uma bela vista para a cidade de Vitória e de Vila Velha, para o Convento da Penha e para as praias da Costa e Itapuã. Em sua fauna encontram-se uma grande quantidade de pássaros, lagartos e insetos, além de sagüis, enormes caranguejeiras e cobras.

Pontos moeda