Geral

Nova York concede status de local histórico para bar LGBT

Redação Folha Vitória

Nova York - A Comissão de Preservação de Marcos de Nova York decidiu, através de votação, nesta terça-feira, por conceder status de local histórico ao Stonewall Inn, bar localizado no bairro de Greenwich Village conhecido pela resistência contra a polícia e a luta pelos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros) que fez surgir o movimento gay moderno.

Os frequentadores do bar lutaram contra uma invasão policial no bar no dia 28 de junho de 1969 e os protestos que ocorreram nos dias seguintes ficaram conhecidos como o nascimento do ativismo gay em Nova York e no mundo. A rebelião é comemorada anualmente com paradas de orgulho gay em centenas de cidades.

O Stonewall Inn já fazia parte do Distrito Histórico de Greenwich Village e foi colocado no Registro Nacional de Locais Históricos em 1999. Entretanto, os palestrantes que participaram da votação afirmaram que a designação individual como local marco histórico era necessário para preservar o Stonewall Inn e reconhecer sua importância histórica.

"A grandeza de Nova York está na sua diversidade e capacidade de inclusão", disse a presidente da comissão, Meenakshi Srinivasan, antes da votação. "Os eventos que ocorreram no Stonewall Inn marcaram um momento decisivo no movimento LGBT e na história de nossa nação", comentou.

Esta é a primeira vez que um local importante para o movimento LGBT foi considerado um marco histórico de Nova York. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda