Geral

O vestido de noiva ao longo dos anos

Os trajes típicos das noivas também são alvo das tendências do momento e passam por transformações ao longo das décadas. Cada período apresenta uma tendência ou algum detalhe

Diana atraiu os olhares de todos ao entrar na Catedral de Saint Paul Foto: Divulgação

No dia 29 de julho de 1981, aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo pararam para ver o casamento do príncipe Charles e Diana. Ela atraiu os olhares de todos ao entrar na Catedral de Saint Paul, em Londres, usando um dos mais emblemáticos vestidos de noiva. O modelo era um típico vestido de princesa, com mangas bufantes e feito em tafetá de seda, decorado com renda bordada à mão, lantejoulas e 10 mil pérolas, além de uma imponente cauda de 7,5 m, o sonho de vestido de todas as meninas.

30 anos depois, a nora de Diana, Kate Middleton, se casou com o príncipe William e surpreendeu ao vestir um modelo marcado pela delicadeza, com decote em "v" bordado em renda, mangas longas também em renda e uma saia marfim de cetim com abertura evasê. O resultado? Hoje o modelo está entre os queridinhos das noivas desde então.

O vestido de noiva ao longo dos anos Foto: Divulgação

Não dá para negar que o traje mais sonhado pela maioria das mulheres também sofra influências da moda. Cada período apresenta uma tendência ou algum detalhe que demonstra o estilo dos vestidos de noiva daquela época. Já nos anos da década de 1930, a sensualidade entrou em cena e divas como Bette Davis e Jean Harlow lançaram moda.

“As tendências mudam e isso é bom porque os vestidos não são sempre a mesma coisa. Hoje, por exemplo, voltou o vestido com muito brilho e bem armado “noivas princesas”, mas também gostam do estilo marcante como as sereias, pois definem bem o corpo. Um modelo mais clássico, mais delicado, no estilo Kate Middleton” também cae bem. Mas o que mais vale é estar no estilo de cada noiva explica Arley Chinelato, proprietária da Noivas Arley, no Centro de Vitória.

Outro item do look da noiva que caiu no desuso é a luva. Afinal, quando foi a última vez que alguém viu uma noiva usando luvas? “Hoje a noiva usa geralmente um anel na mão direita e talvez uma pulseira”, aconselha Arley.

Pontos moeda