Geral

ONU diz que tanto Israel quanto palestinos podem ter cometido crimes de guerra

Redação Folha Vitória

Jerusalém - Um aguardado relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a guerra em Gaza em 2014 divulgado nesta segunda-feira constatou que tanto Israel quanto grupos militantes palestinos podem ter cometido crimes de guerra durante o conflito.

De acordo com a ONU, a comissão reuniu fatos substanciais de "informações que apontam sérias violações do direito internacional humanitário e da lei internacional dos direitos humanos" por ambos os lados. Em alguns casos, a comissão acrescentou, estas violações podem ser classificadas como crimes de guerra.

"A extensão da devastação e sofrimento humano em Gaza foi sem precedentes e terá impacto sobre as gerações futuras", disse Mary McGowan Davis, presidente da comissão. "Mas há também o medo permanente em Israel entre as comunidades que estão sob ameaça regular".

A guerra começou no dia 08 de julho de 2014, depois de uma série de eventos que começou com o

sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia, bem como o sequestro e posterior assassinato de um adolescente palestino em um aparente ataque de vingança.

Israel respondeu ao sequestro dos adolescentes detendo centenas de membros do Hamas na Cisjordânia, o que levou grupos militantes na Faixa de Gaza a intensificarem os seus ataques com foguetes.

Mais de 2.200 palestinos, incluindo centenas de civis, foram mortos durante os combates, segundo ONU e autoridades palestinas, enquanto 73 pessoas, incluindo seis civis, morreram no lado israelense.

Israel, que há muito tem tido uma relação controversa com a ONU, preventivamente criticou o relatório como tendencioso.

O ministério das Relações Exteriores de Israel disse que estava estudando o relatório completo da ONU, mas observou que "é bem sabido que a totalidade do processo que levou à produção do presente relatório teve motivação política e moralmente falho desde o início".

A comissão disse que as hostilidades de 2014 tiveram um enorme aumento no poder de fogo, com mais de 6.000 ataques aéreos por Israel e aproximadamente 50.000 tanques e projéteis foram disparados. Os grupos armados palestinos dispararam 4.881 foguetes e 1.753 morteiros em direção a Israel durante a guerra de 50 dias.

Os palestinos têm dito que o exército israelita violou as regras da guerra, que inclui avisar aos civis sobre o uso de força desproporcional e distinguir entre civis e combatentes. Eles têm apontado para o alto número de vítimas civis como prova.

Por outro lado, Israel afirma que o Hamas é responsável pelas mortes de civis porque os que residiam em Gaza o usavam como "escudos humanos" e por disparar foguetes a partir de áreas residenciais, escolas, hospitais e mesquitas. Israel também observa que foguetes do Hamas e morteiros foram destinadas a centros populacionais israelenses.

Israel diz que tomou medidas sem precedentes para evitar vítimas civis, ordenando aos moradores que esvaziassem os locais através de folhetos, telefonemas e transmissões de rádio.

Nas suas conclusões, a comissão da ONU disse que Israel "não forneceu informações suficientes sobre os objetivos militares específicos de seus ataques. O ônus permanece em Israel para fornecer detalhes suficientes sobre as suas decisões de segmentação para permitir uma avaliação independente da legalidade dos ataques", apontou a comissão. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda