Geral

Primeira Escola Viva será no antigo prédio da Faesa e terá 480 vagas para estudantes

Um total de 73 funcionários atuará nesta primeira unidade: diretor, coordenadores financeiros, pedagógicos, supervisores, pedagogos, vigilantes, e 26 professores

Secretário explicou sobre a primeira unidade do Escola Viva Foto: Divulgação/Governo

A primeira unidade da Escola Viva vai funcionar já no próximo mês, em Vitória, no antigo prédio da Faesa, em São Pedro. A afirmação é do secretário de Educação, Aroldo Rocha. A unidade vai funcionar na região de São Pedro, em um prédio alugado e atenderá 480 estudantes do Ensino Médio, de 15 a 17 anos. 

“A primeira Escola Viva vai se chamar Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro. Pensamos na juventude. Hoje quem sofre e quem pratica a violência é o jovem. E a implantação da Escola Viva em uma região de vulnerabilidade social irá ajudar a melhorar a vida desses jovens. O programa não será somente um projeto educacional, é um projeto de vida”, ressaltou o secretário.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimento às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo(preparação acadêmica/mundo do trabalho).

A Primeira Unidade

Localizado em uma área de total 22.387,19 m², na Rodovia Serafim Derenze, nº 3115, bairro Inhanguetá, em Vitória, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro será um complexo composto por várias edificações interligadas.

Haverá um edifício pedagógico com área construída de 3.855,60 m², em quatro pavimentos,composto por salas, laboratórios e administrativo. Um outro edifício pedagógico com áreaconstruída de 2.065,80 m², em 3 pavimentos, composto por salas de aula. E também edifícios de apoios, compostos por auditório, restaurante, quadra esportiva e ginásio esportivo.

Um total de 73 funcionários atuará nesta primeira unidade: 01 diretor escolar; 01 coordenador pedagógico; 01 coordenador administrativo financeiro; 01 coordenador de secretaria escolar; 04 coordenadores de áreas; 04 supervisores; 03 pedagogos; 26 professores; 01 auxiliar de laboratório de ciências; 01 auxiliar de laboratório de informática; 01 auxiliar de biblioteca; 05 auxiliares administrativos; 15 auxiliares de serviços gerais; 04 vigilantes; 05 merendeiras.

Inscrições

Serão abertas, para o segundo semestre de 2015, vagas para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Será um total de 480 vagas para o segundo semestre de 2015, sendo 160 vagas para cada série. Os estudantes interessados deverão preencher um formulário eletrônico que será disponibilizado, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, entre os dias 18 de junho e 02 de julho. 

A distribuição das vagas segue os mesmos critérios já adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação; aluno que reside próximo à escola pleiteada; aluno que tenha irmão(s) estudando na escola, desde que tenha vaga e aluno com menor idade. 

É importante ressaltar que todas as ações do processo de matrícula devem ser acompanhadas pelos pais dos alunos, pelo responsável ou pelo próprio aluno, se maior de idade. Até 20 de julho, as matrículas deverão ser efetivadas, mediante documento assinado pelos pais/responsáveis.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será de 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Pontos moeda