Geral

Após ataques, rebeldes do Delta do Níger aceitam trégua de 30 dias, diz jornal

Redação Folha Vitória

Abuja - Militantes do Delta do Níger fecharam um acordo com o governo da Nigéria para uma trégua de 30 dias, de acordo com o site do jornal This Day, citando uma fonte não identificada.

Nas últimas semanas, os militantes tinham intensificado uma série de ataques a oleodutos da Nigéria, o que levou a uma redução da oferta de petróleo em cerca de um milhão de barris por dia.

O governo e a estatal Nigerian National Oil não comentaram imediatamente o assunto para confirmar os relatos.

O último ataque do grupo ocorreu no dia 16/6. Os rebeldes têm protestado contra o governo nigeriano, que eles acusam de roubar recursos naturais na região do Delta do Níger.

Os militantes havia dito anteriormente que não iriam considerar qualquer acordo de paz sem a presença de mediadores internacionais, mas Emmanuel Ibe Kachikwu, o ministro do petróleo, disse durante uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que ele tinha avançado nas negociações de um acordo com os militantes.

A notícia, se confirmada, pode afetar os preços do petróleo, que têm sido apoiados acima de US$ 50 o barril nas últimas semanas, em parte por causa da interrupção do fornecimento da Nigéria. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda