Geral

Aulas de forró ajudam na recuperação de dependentes de álcool e drogas em Cachoeiro

Além de aprender a dançar, os pacientes também participam de aulas de artesanato, exercícios físicos, cultivo de horta e passeios culturais em pontos da cidade

As aulas de forró pé de serra acontecem de 15 em 15 dias na unidade do Caps ad de Cachoeiro Foto: ​Divulgação/PMCI

Os pacientes Centro de Atenção Psicossocial (Caps ad) de Cachoeiro de Itapemirim, estão participando de aulas de forró pé de serra. A atividade, desenvolvida por voluntários, contribui para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas. As aulas acontecem de 15 em 15 dias e são ministradas por membros do projeto cultural Pé de Serra Cachoeiro.

“É uma iniciativa muito bem-vinda. São jovens que se dispuseram a doar seu tempo e conhecimento para entreter nossos pacientes com cultura. Somadas ao cuidado clínico que oferecemos, atividades como essas são importantes no processo de recuperação e reinserção social do paciente”, avalia a psicóloga da unidade, Bárbara Baiense.

Para o professor de forró, o projeto também ajuda a divulgar o ritmo na cidade. “Para nós é uma forma de divulgar o pé de serra e, ao mesmo tempo, de dar nossa contribuição para uma sociedade melhor”, explica o fundador do projeto cultural Rodolpho Verediano. 

Segundo a responsável técnica do Caps ad, Adriana Ribeiro, as ações voluntárias têm se tornado cada vez mais comuns na unidade. “Já tivemos, por exemplo, um Dia da Beleza, com corte de cabelo, unha e outros serviços oferecidos por profissionais da área”, explica. Além das aulas, no local também são promovidas aulas de artesanato, exercícios físicos, cultivo de horta e passeios culturais. 

O Caps ad integra a rede pública de serviços em saúde mental e é fruto de um convênio entre a prefeitura de Cachoeiro e o governo do estado, tem uma equipe interdisciplinar, que oferta cuidado integral e intensivo, a partir da perspectiva de portas abertas.

Pontos moeda