Geral

Ladrões roubam equipamentos de instituto europeu no Rio

Redação Folha Vitória

Rio - Uma quadrilha com pelo menos cinco integrantes roubou cerca de cem equipamentos eletrônicos do Istituto Europeo di Design (IED), instituição de ensino que oferece cursos de design situada na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. O assalto começou por volta das 2h30 deste sábado (4) e durou cerca de uma hora e meia. Foram levados computadores, TVs e projetores avaliados em pelo menos R$ 300 mil. Ninguém se feriu.

Segundo a Polícia Civil, o grupo chegou ao IED, situado no prédio onde funcionou o Cassino da Urca e a sede carioca da TV Tupi, afirmando que iria entregar produtos de limpeza. Havia um único segurança, que foi rendido e obrigado a abrir um portão. A quadrilha estacionou um caminhão-baú em frente à entrada principal da instituição e começou a recolher os equipamentos.

Como os criminosos não entraram nas salas onde o alarme estava ativado, a polícia suspeita que eles conheciam a rotina e o sistema de segurança do prédio. Pela habilidade demonstrada para desmontar os equipamentos, os investigadores acreditam se tratar de uma quadrilha especializada em roubar esse tipo de objeto. O grupo levou até plástico-bolha para embrulhar os aparelhos roubados.

Além dos eletrônicos, foram levados R$ 5 mil em dinheiro que estava guardado no caixa da cafeteria e vários futons, usados pela quadrilha para proteger os equipamentos dentro do caminhão-baú.

Por volta das 4 horas o grupo fugiu, deixando o segurança amarrado.

Devido ao assalto, os cerca de 200 alunos do IED ficaram sem aulas neste sábado. A instituição já informou que os equipamentos tinham seguro e serão substituídos nos próximos dias.

A Polícia Civil vai analisar as imagens de câmeras de vigilância. Até o fim da tarde deste sábado, nenhum suspeito havia sido identificado.

Pontos moeda