Geral

Olimpíadas no Brasil será tema do desfile cívico da festa de Cachoeiro de Itapemirim

Por causa do evento, o trânsito do centro da cidade sofrerá alterações nesta quarta-feira (29) durante o desfile, que tradicionalmente, acontece na Linha Vermelha

O tradicional desfile cívico do Dia de Cachoeiro acontece nesta quarta-feira (29), na Linha Vermelha Foto: ​Divulgação/PMCI

A Olimpíada, realizada pela primeira vez no Brasil, será tema do desfile cívico escolar da Festa de Cachoeiro. O evento acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, na Linha Vermelha, no centro da cidade. Seis escolas da rede municipal participam do tradicional evento dia da cidade.

Com o tema: “Rio de Janeiro, aquele abraço”, a apresentação aborda primeiro o nascimento dos jogos, na Grécia Antiga, com a escola Pedro Nolasco Teixeira Rezende. Em seguida, alunos da Juracy Cruz tratam das Olimpíadas na Era Moderna. A Luiz Pinheiro leva para a avenida a temática dos símbolos olímpicos, como a chama que visitou Cachoeiro em maio. Os atletas e aspectos da competição ficam a cargo da escola Anacleto Ramos. 

O Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos, será mostrado como patrimônio cultural da humanidade e terra propícia à prática de esportes, pela escola Professor Florisbelo Neves. Já a Galdino Theodoro da Silva vai exaltar os atributos que a levam a ser mundialmente conhecida. 

Antes das unidades de ensino, desfilam: o Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra, entre outras associações e entidades do município. O encerramento será com a Fanfarra Wilson Resende, a banda do Liceu Muniz Freire, escola que comemora 80 anos.

Por causa do desfile, o trânsito na Linha Vermelha será interditado pouco antes do início. Até o fim do evento, previsto para às 12h, o tráfego da rua Bernardo Horta será desviado para a rua Pedro Dias. Os motoristas que precisem acessar o centro nesse período devem seguir pela Beira Rio, ponte Juscelino Kubitschek, rua Samuel Levy, avenida Pinheiro Junior e ponte Fernando de Abreu.

Escolas participantes e temas:

- Pedro Nolasco Teixeira Rezende (Paraíso) - “Grécia – Berço das Olimpíadas”
- Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga) - “Os jogos na Era Moderna”
- Luiz Pinheiro (Coronel Borges) - “Símbolos dos jogos olímpicos”
- Anacleto Ramos (Ferroviários) - “Os atletas dos jogos olímpicos”
- Professor Florisbelo Neves (Novo Parque) - “O Rio de Janeiro continua lindo”
- Galdino Theodoro da Silva (Jardim Itapemirim) - “O Rio de Janeiro continua sendo”

Pontos moeda