Geral

Após banho de moradora pelada, prefeitura propõe ação às pessoas de rua

Segundo a prefeitura de Vila Velha, o levantamento mais recente, realizado em abril, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, aponta que na cidade há 203 pessoas em situação de rua

Foi na última quinta-feira (1), que uma moradora de rua resolveu usar o chafariz da principal praça do bairro Coqueiral de Itaparica para tomar banho completamente nua Foto: Reprodução Facebook

Após uma moradora de rua usar o chafariz da Praça de Coqueiral de Itaparica para tomar banho pelada, a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) propôs a criação de um plano de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e diversas denominações cristãs do município, voltada ao atendimento às pessoas em situação de rua localizadas na cidade.

Segundo a prefeitura, o levantamento mais recente, realizado em abril, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), aponta que em Vila Velha há 203 pessoas em situação de rua. Cento e vinte líderes religiosos que atuam na cidade participaram do evento.

“Na quinta-feira (1) fiz uma visita ao Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, localizado no bairro Divino Espírito Santo. A situação é preocupante. Vamos intensificar nossas ações para modificar a vida dessas pessoas e precisamos do apoio das lideranças religiosas, das igrejas. Mas, devemos fazer isso de forma coordenada. Não queremos perpetuar esta situação. Nosso objetivo é apresentar soluções definitivas”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Pereira Simões Lima, participou do encontro e também propõe uma parceria com empresários e comerciantes de Vila Velha.  “A solução para este drama social passa pela capacitação e geração de empregos. Criar oportunidades para as pessoas em situação de rua é devolver a dignidade a elas”, declarou Ana Cláudia. 

Banho nua

Foi na última quinta-feira (1), que uma moradora de rua resolveu usar o chafariz da principal praça do bairro Coqueiral de Itaparica para tomar banho completamente nua. A ação da mulher causou revolta entre moradores da região.

Segundo o biólogo Marcos Gustavo Marujo, no momento em que a mulher tirou as roupas e decidiu se banhar no chafariz, haviam várias famílias no local. "Ela simplesmente arrancou toda a roupa do corpo e foi tomar banho ali. A praça sempre tem a presença de muitas crianças, famílias e clientes de comércios da região", afirma.

Marcos Marujo expôs o ocorrido em seu perfil no Facebook e disse que há um problema recorrente entre moradores e moradores de rua da região. "Há um excesso de moradores de rua no bairro. Não vemos ação da prefeitura com carros de abordagem. Principalmente durante a madrugada, não se vê efetivo da Guarda Municipal", fala Marujo.

Na sexta-feira (2), por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha disse que uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi enviada nesta sexta-feira (2) ao local. Ainda de acordo com a prefeitura, as pessoas em situação de rua serão cadastradas, orientadas e encaminhadas ao Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado no bairro Divino Espírito Santo.

"Em visita realizada à unidade, nesta quinta-feira (01), o prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou a intensificação nos serviços de abordagem social em regiões onde há grandes concentrações de pessoas em situação de rua, como em Coqueiral de Itaparica. A Guarda Municipal participará da ação", disse a prefeitura, na nota.  

Pontos moeda