Geral

Oito pessoas são flagradas no ES atuando de maneira ilegal na área de Educação Física

Foram realizadas 44 fiscalizações pelo Conselho Regional de Educação Física em todo o Estado, no mês passado, que também flagraram 17 irregularidades em empresas

Dois casos de exercício ilegal da profissão ocorreram na área de musculação Foto: Divulgação

Oito pessoas foram flagradas exercendo, de maneira ilegal, a profissão de educador físico, durante o mês passado, no Espírito Santo. Além disso, o Conselho Regional de Educação Física (CREF1) flagrou outras 17 irregularidades em empresas que funcionam no Estado. Ao todo, foram realizadas 44 fiscalizações em todo o Espírito Santo.

Os casos de exercício ilegal da profissão foram registrados em Terra Vermelha, Vila Velha; Parque Residencial Laranjeiras, na Serra; Vera Cruz, Cariacica, onde foram registrados dois casos; na zona rural de São Gabriel da Palha, onde também foram constatados dois casos; Praia do Morro , em Guarapari; e Bela Vista, também em Guarapari. Um dos profissionais flagrados em São Gabriel da Palha e outro em Guarapari chegaram a ser encaminhados para as delegacias regionais de seus municípios.

Ainda de acordo com o CREF1, dos exercícios ilegais flagrados, dois ocorreram na área de musculação, um em futebol, um em Personal Trainer, um em Zumba, um em Fit Dance, um em Circuito e um em Tênis. Nas diligências também foram constatadas dez empresas sem registro e sem responsável técnico nomeado no Conselho; três salas desprovida de profissional de Educação Física e quatros profissionais atuando fora da área de habilitação.

Todos os casos de exercício ilegal serão encaminhados ao Ministério Público. Já as empresas notificadas serão convocadas a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho e regularizar a situação. 

De acordo com a supervisora do CREF1 no Espírito Santo, Suellen Torres, pessoas que são orientadas, em suas atividades físicas, por profissionais não habilitados em Educação Física estão expostas a uma série de riscos.

"É a mesma coisa que você ir ao médico e não ser atendido por um médico. Somente o profissional de Educação Física está capacitado a orientar de maneira adequada a prática de exercício físico. Se a pessoa não tiver esse acompanhamento, pode sofrer lesões temporárias e até permanentes. E caso essa pessoas seja diabética ou cardiopata, pode ter seu quadro agravado e até vir a óbito", alertou.

Para denunciar a prática ilegal da Educação Física, basta acessar o site do Conselho Regional de Educação Física, pelo endereço cref1.org.br, ou entrar em contato pelo telefone (27) 3227-1622.

Pontos moeda