Geral

Presidente da Coreia do Sul inicia visita aos EUA para se reconciliar com Trump

Redação Folha Vitória

Washington - A visita do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a Washington tem como missão reconciliar as diferenças com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Moon venceu as eleições presidenciais sul-coreanas no mês passado e defendeu uma abordagem mais suave em relação a Pyongyang, além de ter atrasado os planos americanos para a implementação de um sistema de defesa antimísseis na Coreia do Sul.

A antecessora de Moon, Park Geun-hye, havia adotado uma linha mais dura em relação à Coreia do Norte, mas sofreu um processo de impeachment em meio a um escândalo de corrupção. Apesar dos recentes testes norte-coreanos e de dúvidas sobre a capacidade nuclear do país, Moon se disse a favor de um maior envolvimento com o país vizinho.

A visita de Moon começou nesta quarta-feira, com um tributo aos fuzileiros navais que lutaram em uma das mais ferozes batalhas da Guerra da Coreia e que ajudaram na evacuação em massa de civis coreanos, incluindo seus próprios pais.

O presidente Moon colocou uma coroa de flores em uma base de fuzileiros navais em Quantico, na Virgínia. Ali, um monumento homenageia a Batalha de Chosin, de 1950, quando forças americanas ajudaram cerca de 100 mil civis coreanos a terem maior segurança no local. Segundo o presidente, "minha vida não teria começado como começou e eu não estaria aqui hoje" caso o sacrifício dos militares não tivesse acontecido. Ele nasceu na Coreia do Sul em 1953. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda