Geral

Tatuagem para cobrir olheiras: dermatologista explica a técnica e faz um alerta

Fatores como a genética, falta de sono e flacidez da pele causada pela idade, podem potencializar o problema, fazendo com que seja ainda mais difícil esconder

A técnica já está sendo bastante usada Foto: ​Reprodução/Instagram

Esconder ou ao menos disfarçar as olheiras é uma grande preocupação, principalmente para quem já tem uma certa tendência em tê-las. A genética, falta de sono e flacidez da pele são alguns dos fatores que podem potencializar o problema que, em alguns casos, é bastante difícil evitar. No entanto, o mercado da beleza e estética agora tem uma novidade que promete acabar com o problema.

Além de ácidos, cremes e aplicações de peelings, quem sofre com as olheiras também pode apostar em tatuagem para camuflar as manchas escuras por até dois anos. Recentemente, a modelo e cantora Babi Muniz experimentou a novidade e aprovou o resultado. Apesar disso, para a médica dermatologista do Hospital Metropolitano, Brunela Tozzi, a técnica pode não ser a melhor opção. 

A médica dermatologista do Hospital Metropolitano, Brunela Tozzi, falou sobre a técnica Foto: ​Divulgação

"Sempre que se falam em técnicas definitivas temos que pensar nas complicações. Além do risco de reações alérgicas, também existe a possibilidade da mudança da tonalidade desse pigmento usado. Por se tratar de tatuagem, também pode acontecer de mudar de lugar com o tempo, como acontece em alguns casos. O pigmento tem uma cor fixa, então se a pele mudar de cor, depois não tem como alterar o tom dele", explica. 

Ainda de acordo com a especialista, quem optar por fazer a tatuagem na região dos olhos pode ter dificuldade para tratar o envelhecimento da região futuramente e até mesmo para usar alguns produtos. 

"Depois não será possível tratar o envelhecimento dessa região com outros procedimentos. Um próprio creme facial usado vai renovar a pele e aí essa tatuagem pode ter alguma alteração. A pele do rosto é bem mais fina, sensível e também há risco de hematomas que podem escurecer muito mais", afirma. 

O valor das tatuagens variam entre R$ 1 mil e R$ 15 mil e ainda não são feitas no Espírito Santo. No entanto, outros procedimentos como preenchimentos com ácidos, tratamento com laser e peelings podem ser feitos para amenizar o problema.

Pontos moeda