Geral

Ambulâncias são impedidas de entrar em unidade de saúde em Vila Velha

O caso aconteceu na noite da última quarta-feira (13) na Glória

As ambulâncias foram impedidas de entrar no PA

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram impedidas de entrar no Pronto Atendimento da Glória, em Vila Velha. O motivo seria a superlotação da unidade.

Sem autorização para entrar no estacionamento, as duas ambulâncias, uma unidade de suporte avançado e outra de suporte básico, tiveram que ficar à porta do Pronto Atendimento. Uma das ambulâncias iria deixar uma criança e a outra aguardava para buscar um paciente que teve alta hospitalar. 

Os profissionais do Samu não têm autorização para gravar entrevista mas eles confirmaram que as ambulâncias foram impedidas de entrar no pronto atendimento. 

Segundo os funcionários do PA, há um documento dizendo que a unidade estava lotada e que não poderia receber as ambulâncias. A reportagem da TV Vitória não teve acesso ao papel. A equipe procurou a administração pronto atendimento para confirmar a informação mas não conseguiram conversar com o responsável. Após esperar algum tempo do lado de fora, a ambulância teve que procurar outro local para levar o paciente. Segundo os profissionais do Samu, eles iriam registrar um boletim de ocorrência na delegacia.

A coordenação do SAMU 192 informa que não tinha sido comunicada pelo PA da Glória sobre a superlotação na noite desta quarta-feira (13). Quando enviou as ambulâncias, o SAMU estava no local com duas ambulâncias. E, como não conseguiu prestar o serviço, direcionou o paciente para outro hospital da Rede Estadual e registrou um boletim de ocorrência por não ter conseguido remover um paciente. 

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Vila Velha ainda não havia se posicionou sobre o caso. A Secretaria Estadual de Saúde está apurando o que aconteceu. A produção do programa ES no Ar não conseguiu confirmar se o boletim de ocorrência foi realmente registrado. 

Assista a matéria completa


Pontos moeda