Geral

Anchieta comemora Semana do Meio Ambiente

Campanha de descarte de lixo eletrônico, plantio de árvores e descida ecológica do Rio Benevente fazem parte da programação.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

O município de Anchieta irá realizar diversas atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente entre os dias 04 a 09 de junho. A semana será promovida pela Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente(Seman).

No período de 04 a 08 de junho haverá a ‘Campanha Descarte Consciente de Lixo Eletrônico’, uma ação de educação ambiental com objetivo de receber lixos eletrônicos e eletrodomésticos inservíveis da população, visando à conscientização sobre os impactos ambientais e o seu descarte adequado. Conforme a gerente operacional de Recursos Hídricos e Naturais, Ana das Graças da Matta, a ação só foi possível graças a uma parceria com uma empresa privada. “Depois de uma semana de recebimento, o lixo eletroeletrônico será destinado a essa empresa (ES Ambiental), que é especializada na reciclagem desses resíduos, onde fará o desmonte, a classificação, o reaproveitamento e o descarte adequado das peças, sem ônus para a Prefeitura”, explicou.

Segundo informações da Seman, todo tipo de lixo eletrônico poderá ser recebida pela campanha, como notebooks, monitores, TV’s LCD e LED, roteadores, tablets, netbooks, DVD, nobreak, baterias de bobreak, estabilizadores, fios, cabos, entre outros. A campanha não irá receber lâmpadas, pilhas, baterias, tudo de imagem, cartuchos e tonners.

Os participantes no stand-up também farão o recolhimento do lixo durante o percurso. 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05, haverá plantio de árvores pelo programa ‘Plante + Anchieta’ no pátio da Escola Vila de Anchieta com presença de alunos e professores da instituição e do prefeito Fabrício Petri. No dia 07, acontece a descida ecológica do Rio Benevente, da entrada das Ruínas Jesuíticas até a foz do rio. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins, durante a ação, os participantes de caiaque, stand-up e barcos, irão aproveitar para realizar uma limpeza do manancial, recolhendo todo tipo de lixo durante o percurso. “Será um evento para apreciar a natureza e fazer uma limpeza no trecho do nosso rio. Espero que todos participem”, pontuou.

Programação aberta à comunidade:

De 04 a 08/06 – segunda a sexta-feira

1º Campanha Descarte Consciente do Lixo Eletrônico

Locais de entrega: Praça São Pedro, de 04 a 06/06, e nos dia 07 e 08 de junho, ao lado da sede da Prefeitura. Sempre de 8h às 16h.

05/06 – terça-feira

9h- Plantio de árvores na Escola Viva de Anchieta.

06/06 – quarta-feira

18h30- Lançamento do Projeto Parque Sede RDS Papagaios no Centro de Convivência do bairro Nova Jerusalém.

07/06 – quinta-feira

7h -Descida Ecológica do Rio Benevente – concentração no centro, na praia central, em frente à agência do Banestes. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, na Vila Olímpica.

Pontos moeda