• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Apesar de tarifas dos EUA, temos de evitar 'olho por olho' no comércio, diz May

Geral

Apesar de tarifas dos EUA, temos de evitar 'olho por olho' no comércio, diz May

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta segunda-feira que expressou durante a cúpula do G-7 no Canadá seu "profundo desapontamento" com a decisão "injustificada" dos Estados Unidos de aplicar tarifas sobre a importação de aço e alumínio da União Europeia, mas ressaltou a necessidade de se evitar uma escalada de medidas "olho por olho" no comércio global.

"A perda de comércio por meio de tarifas diminui competição, reduz produtividade, remove o incentivo para inovar e ultimamente faz todos mais pobres", falou a premiê em discurso na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

Como solução ao impasse gerado pelas tarifações levadas adiante por Washington e as retaliações anunciadas por Bruxelas, May propôs fazer o sistema comercial internacional baseado em regras "funcionar melhor", inclusive pelo encorajamento a que a Organização Mundial do Comércio (OMC) opere "mais efetivamente".

"Ação multilateral é o caminho certo para se alcançar isso", cravou. "Não se pode fazê-lo ao promover ação unilateral contra seus parceiros."