Geral

Após desabamento de laje em Cariacica, famílias dizem não ter para onde ir

Os moradores disseram que passaram a noite em residências de amigos e parentes e que agora aguardam a liberação do benefício do aluguel cidadão

Laje da casa desabou na manhã da última segunda-feira | Foto: Reprodução/TV Vitória

Após o desabamento da laje de uma casa localizada no bairro Itanguá, em Cariacica, na manhã da última segunda-feira (11), as três famílias que moravam no imóvel alegam que agora não têm para onde ir. Os moradores disseram que passaram a noite em locais separados, em residências de amigos e parentes. Sem poder voltar para casa, eles agora aguardam a liberação do benefício do aluguel cidadão.

Na manhã desta terça-feira (12), a Defesa Civil interditou totalmente a residência e recomendou que os moradores desocupem e providenciem a demolição do imovel. Também nesta terça, as famílias foram atendidas pela equipe da Gerência de Habitação da Prefeitura de Cariacica.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que as três famílias foram inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida e que a equipe de assistência social está verificando a possibilidade de liberar o benefício do aluguel cidadão para os moradores.

Segundo dados da prefeitura, atualmente 25 famílias recebem o auxílio em Cariacica. A dona de casa Jaqueline Costa Pinto, que morava na parte de baixo do imóvel, disse que a prefeitura não lhe deu muita esperança para conseguir o benefício.

"Falaram que era difícil o aluguel social, que tinha muita família já sendo beneficiada e que, se conseguisse, podia ser um aluguel para morarem as três famílias juntas ou em um abrigo", contou.

Ainda segundo Jaqueline, a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida não é uma solução rápida. "Isso aí só vai sair no ano que vem ainda, não é para agora. As casas vão ser feitas ainda. Ele falou que pode ser só depois de março e olhe lá. E até lá a gente tem que ver o que faz, porque está complicado. Ficar na casa dos outros é que não dá", lamentou.

A casa interditada foi comprada pela mãe de Jaqueline, há cerca de 15 anos. A dona de casa morava com o marido e cinco filhos no andar de baixo; a mãe dela, com uma sobrinha de 12 anos em cima; e a cunhada, com mais três crianças em uma casa nos fundos.

A laje que desabou era a área de serviço da casa de cima e o teto de parte da casa de baixo, onde Jaqueline pretendia fazer o quarto para as três filhas. Segundo a Prefeitura de Cariacica, a queda da estrutura aconteceu porque a casa não possuía cobertura e, por conta da exposição a períodos de chuvas, acabou se deteriorando com o tempo. 

Pontos moeda