Brasil tem 11,5 mi de hectares cultivados sob sistemas integrados, diz governo

Geral

Brasil tem 11,5 mi de hectares cultivados sob sistemas integrados, diz governo

Redação Folha Vitória

Ao menos 11,5 milhões de hectares já são cultivados no Brasil sob o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), informou em nota o Ministério da Agricultura, com base em dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. O ministério estima que este total cultivado em ILPF contribui para o sequestro de 35,1 milhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera.

Entre as iniciativas para incentivar a agricultura sustentável, explicou a pasta, está o Plano ABC (agricultura de baixo carbono), criado em 2010 e com vigência nacional até 2020. "No início do programa, o País contava com 3 milhões de hectares sob ILPF", disse o ministério, ao assinalar o avanço da técnica nas áreas agricultáveis do País.

O Plano ABC é um dos instrumentos adotados pelo Brasil para cumprir os compromissos assumidos na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 15), em Copenhagen, na Dinamarca, quando o Brasil disse que reduziria em 40% a emissão de gases de efeito estufa, tendo como base as emissões de 2005.