Geral

Cachoeiro tem hidroterapia gratuita para reabilitação física

Serviço é oferecido no Cemurf, que funciona no bairro Marbrasa

Recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de patologias, a hidroterapia é oferecida gratuitamente no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) de Cachoeiro. Por mês, cerca de 220 atendimentos são realizados na clínica da prefeitura, que fica no bairro Marbrasa.

O método, que consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, é indicado para recuperação de pessoas com sequelas osteomusculares (artrite, artrose e fibromialgia) e de acidente vascular cerebral (AVC), lombalgia (doença crônica na coluna vertebral), pós-operatório, atrofia muscular espinhal (AME) e esclerose lateral amiotrófica (ELA) – ambas doenças degenerativas –, além de crianças com atrasos neuromotores.

Os atendimentos são divididos em individuais, que ocorrem três vezes por semana, e em grupos de quatro pessoas, duas vezes por semana. “O tratamento é realizado por fisioterapeuta que, após avaliação, determina as metas e condutas a serem seguidas de forma a acelerar e facilitar a reabilitação”, explica Bianca Monteiro, coordenadora do Cemurf.

Moradora do Marbrasa, Felícia Carmelina Ferreira, de 60 anos, entrou na hidroterapia há cerca de cinco meses para tratar sua artrose e, também, outros problemas de dores em seu corpo. “Antes, eu tinha dificuldade para andar e para fazer os serviços de casa. Mas evoluí bastante. Eu diria que já melhorei 60%”, conta ela.

Para ter acesso às sessões de hidroterapia, é preciso ter encaminhamento médico, que deve ser apresentado no Cemurf com carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

Outros serviços oferecidos pelo Cemurf

Gerida pela Secretaria Municipal de Saúde, a clínica conta, ainda, com ortopedistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Reeducação Postural Global (RPG). O público atendido são pessoas acometidas por traumas ortopédicos, sequelas neurológicas e afecções respiratórias e que precisam de ajuda profissional para buscarem reabilitação física e melhor qualidade de vida.

Localizado na rua João Bosco Fiório, no Marbrasa, o Cemurf funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. Mais informações, pelo telefone 3521-2071.

Pontos moeda