Geral

Campanha de vacinação contra a gripe é estendida em Guarapari por não atingir 90% do público alvo

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 22 de junho em 25 municípios capixabas

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

O objetivo da prorrogação da campanha, é que o percentual de vacinados nos grupos prioritários chegue a 90%, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o que não aconteceu em Guarapari. De acordo com a prefeitura, no município foram vacinadas até o momento 19.610 munícipes, o que representa aproximadamente 83% do grupo prioritário.

O público alvo consiste em idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

“As crianças e as gestantes registraram o menor índice de vacinação, com cobertura de apenas 70,22% e 61,21%, respectivamente”, afirmou a prefeitura.

E ainda acrescentou que a Vigilância Epidemiológica de Guarapari não registrou caso de óbitos e a cidade não possui paciente com síndrome respiratória aguda grave. Até o momento, Guarapari registrou 12 casos de notificação de síndrome respiratória aguda grave, sendo que quatro casos estão em investigação, seis casos encerrados e não especificados e dois casos de influenza AH3.

A vacinação continua nas cidades de Linhares, Sooretama, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Vitória, Guarapari, Serra, Vila Velha, Cariacica, Boa Esperança, Água Doce do Norte, São Mateus, Pinheiros, Nova Venécia, Montanha, Pedro Canário, Barra de São Francisco, Piúma, Marataízes, Iúna, Bom Jesus do Norte, Muqui, Ibitirama, Atílio Vivácqua e Apiacá.

Serviço de vacinação em Guarapari

Horário: de 8h às 15h

Locais:

Unidade de Saúde “Terezinha Loyola”;

Unidade de Saúde “Mário Sérgio Pereira”;

Unidade de Saúde “Terezinha Santos”;

Unidade de Saúde “Maria Madalena Astori Gobbi”;

Unidade de Saúde “Dr Roberto Calmon”;

Centro Municipal de Saúde;

Unidade de Saúde “Jader Avelar”;

Unidade de Saúde “Pedro Machado”;

Unidade de Saúde “Luiz Buback”;

Unidade de Saúde “Normilia Cunha”;

Unidade de Saúde de Santa Mônica;

Unidade de Saúde de Setiba;

Pontos moeda