Geral

Companhia musical de Guarapari ultrapassa fronteiras e fará turnê pela Europa

Com o musical “Meu Brasil Brasileiro”, 40 integrantes da Companhia Musical Allegro embarcam, em novembro deste ano, para 15 dias de apresentações em solos europeus.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
O espetáculo “Musical de natal” é uma das produções da Companhia. Foto: Arquivo Folha da Cidade

Era para ser uma apresentação no VI Festival da Cultura Brasileira na Áustria, o que já foi uma ótima razão para a Cia Musical Allegro criar o musical “Meu Brasil Brasileiro”. Entretanto, a grandiosidade do espetáculo fez com que a Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura Papagaio, sediada em Viena, fizesse o convite para uma turnê. O maestro Inárley Carletti desembarcou a pouco com roteiro definido. “A gente viaja no dia 9 de novembro e retorna no dia 25, vamos primeiro para Munique, na Alemanha, depois para Salzburg, na Áustria, nos apresentamos também na sede da ONU, no Weltmuseum e em uma das capelas mais antigas de Viena, faremos um concerto beneficente na Fraternidade Sem Fronteiras, depois vamos para Eslovênia com apresentação no Teatro Central, em seguida duas apresentações em Genebra, na Suíça e participaremos para três dias no Festival Internacional de Corais do Vaticano, em Roma”, descreveu o regente da Allegro desde a fundação.

O maestro, Inárley Carletti, em uma das produções da Cia. Musical Allegro.

Com o planejamento feito, é hora de reforçar o trabalho e reunir o valor necessário para essa empreitada. Por enquanto, a cia possui algo em torno de 15% do montante, provenientes do empenho do grupo com jantares, almoços, rifas e uma pequena cota que cada um paga mensalmente. “Tudo isso mostrou como podemos ser unidos, e isso é muito bacana. Esse convite acabou nos unindo como nunca vi antes. Nós ainda não temos o total, mas continuamos trabalhando para isso. Há uma sinalização do Ministério da Cultura e vamos começar uma campanha com as empresas e o comércio local, entidades, o setor hoteleiro, por exemplo, e levar a questão das areias monazíticas para fora do país. Vale destacar a importância de apoiar um projeto dessa grandeza, que valoriza os músicos da nossa região que agora terão a responsabilidade de representar o ES o Brasil na Europa”, ressaltou Inárley.

Paralelo a isso, a Companhia Musical Allegro está empenhada nos ensaios e na preparação para o lançamento do musical. A cidade de Guarapari será prestigiada com a estreia, antes da partida para o continente Europeu. O local e a data já estão marcados: Dia 24 de agosto, no Sesc de Guarapari, com a presença de uma equipe do Ministério da Cultura. “Faremos o lançamento completo do musical com todo figurino, personagens, inclusive com os 77 integrantes, já que apenas 40 sairão em turnê na Europa. Os ingressos serão vendidos e o dinheiro revertido para a viagem”, contou Carletti. Os 40 escolhidos ainda não foram definidos. De acordo com o maestro, essa seleção vai levar em conta a caracterização dos personagens e outros critérios técnicos.

O espetáculo

“Meu Brasil Brasileiro” é feito de dança, sapateado, cantores, músicos, entradas, saídas, tudo que um musical permite e conta um pouco da história das raízes da Bossa Nova e do Samba, com canções de Pixinguinha, João Gilberto, Noel Rosa, Vinícius de Morais, Tom Jobim, Carmem Miranda, e outros talentos brasileiros reconhecidos internacionalmente.

O começo

Em 2008 nasce a Allegro Associação de Amigos da Música, uma entidade sociocultural sem fins lucrativos. Dela, seis anos depois, o Coral Clássico Allegro, Coral Cantos e Encantos e o Coro Infanto Juvenil Allegreto formaram juntos a Companhia Musical Allegro. O objetivo era iniciar um trabalho vocal para a criação de musicais temáticos. Formada por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, moradores das cidades de Guarapari e Anchieta, a companhia segue surpreendendo o público a cada espetáculo.

Pontos moeda