FOLHA NA COPA

Geral

Confira o que pode e o que não pode na hora de enfeitar a rua para a Copa da Rússia

As orientações são da Prefeitura Municipal de Vitória. Qualquer denúncia ou reclamação de irregularidade deve ser feita por meio do Fala Vitória 156

        Carros de som são proibidos na cidade. A multa para quem desobedecer é de R$ 6.534,54

Faltando poucos dias para a Copa da Rússia, as ruas da Grande Vitória começam a se tornar cada vez mais verde e amarelas. Por isso, a Prefeitura de Vitória apresentou recomendações para que tudo seja feito dentro da legalidade e de forma segura na hora de enfeitar os espaços.

Os torcedores poderão pintar meios-fios, ruas, calçadas e muros, desde que tenham a autorização dos proprietários dos imóveis. Além disso, as pinturas precisam ser feitas com tinta à base de água ou cal, que sai com o passar dos dias.

Também não é permitido imagens com qualquer tipo de propaganda. Nesse caso, os proprietários das edificações podem ser intimados para se regularizar. Se não o fizer, pode ser multado. O valor varia de acordo com o tamanho do desenho.

Carros de som são proibidos na cidade, segundo o decreto 17304/18. A multa para quem desobedecer é de R$ 6.534,54. Qualquer denúncia ou reclamação de irregularidade deve ser feita por meio do Fala Vitória 156.

Caso os moradores desejem fechar calçadas ou ruas para a pintura das mesmas, para comemoração ou assistir aos jogos da Copa, devem também pedir a autorização para a interdição parcial ou total da calçada ou da via à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).

Confira as regras:

O que pode

Pintar guias (meios-fios), ruas, calçadas e muros, mas sem fazer propaganda. As tintas devem ser à base de água e cal.

O que não pode

- Pintar avenidas de grande circulação.

- Fazer propaganda em faixas e banneres.

- Pendurar bandeirinhas ou qualquer placa comemorativa que atrapalhe semáforos, sinalização ou placas de trânsito ou em fios de eletricidade e telefonia.

- Pintar árvores, semáforos, sinalização horizontal ou placas de trânsito.

- Pintar equipamento e imobiliário urbano.

- Fixar placas em praças, parques e jardins.

- Bandeirolas e outros adornos podem ser pendurados por barbantes de algodão. Materiais de metal, como arames, papel laminado e serpentina metalizada e outros, devem ser evitados porque são condutores de energia e podem ocasionar choques na rede elétrica.

- Recomenda-se que os enfeites – e principalmente as bandeirinhas penduradas de um poste a outro – estejam pelo menos a 1 metro de distância dos fios elétricos e abaixo deles.

- Balões que sobem ao céu com o auxílio de fogo estão proibidos no país, sob risco de multa e detenção, devido ao risco de incêndios e contato com a rede elétrica.

Pontos moeda