Deputado vai auxiliar no processo de migração das rádios AM para FM no Espírito Santo

Geral

Deputado vai auxiliar no processo de migração das rádios AM para FM no Espírito Santo

Marcus Vicente reuniu-se com o presidente do Sertes, Fernando Machado, para tratar do assunto e levará o pleito até o ministro Gilberto Kassab

Marcus Vicente e Fernando Machado trataram, nesta quinta-feira, do processo de migração das rádios AM para FM | Foto: Reprodução

O deputado federal Marcus Vicente (PP) e o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio TV do Espírito Santo (Sertes), Fernando Machado Ferreira, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (07), para tratarem do processo de migração das rádios AM para FM, que é do interesse de todo Radiodifusor do Espírito Santo.

O deputado se comprometeu a levar o pleito ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para que seja agilizado o processo de migração. Para isso, todo projeto técnico e a viabilidade de canais já foram levantados pelo Sertes e entregue ao deputado federal para ajudar o setor de radiodifusão.

No final de janeiro, o então presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou um decreto que reabriu o prazo para que as emissoras de rádio de faixa AM possam migrar para FM. Pelo texto, prestadoras de caráter local, regional e nacional têm 180 dias para pedir ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a adaptação de suas outorgas.

A migração de AM para FM foi autorizada pelo governo federal em novembro de 2013, mas os interessados teriam, a partir dali, um ano para optar pela mudança. Com o texto assinado no fim de janeiro, as emissoras ganharam nova oportunidade para a migração.

Leia também:

- Projeto quer permitir parcelamento de taxa paga por empresas de radiodifusão

- Portaria para migração de rádios AM para FM atende demandas do setor, diz Dilma