Geral

Escola de Cachoeiro se classifica para etapa estadual de conferência ambiental

A escola Valdy Freitas será representada pela aluna Kethelen Silva e professora Lucélia de Lima

A escola municipal “Valdy Freitas”, no bairro Paraíso, foi selecionada para participar, na próxima semana, da etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no município de Serra. É a única escola de Cachoeiro a concorrer, com outras 44 escolas capixabas, a uma vaga na etapa nacional, com data que ainda será definida.

A participação na etapa estadual foi conquistada graças ao trabalho que desenvolveu junto à comunidade, incentivando a preservação do Córrego do Amarelo. Alunos e equipe docente se mobilizaram, produziram cartazes e materiais informativos. Depois, foram para as ruas, bateram nas portas, sensibilizaram os moradores e mostraram a importância de preservar.

Encerraram as atividades com propostas pedagógicas dentro da escola, que está fazendo a sua parte, dando o exemplo com atitudes simples, que permitem o consumo consciente e estimulam a reflexão. Uma delas é o reaproveitamento da água que escorre pelo cano dos bebedouros, hoje usada para regar as plantas e na limpeza do pátio e dos sanitários.

Outra, que será implementada em breve, será a pintura do teto da escola de branco, de forma a permitir uma melhor iluminação do ambiente sem a instalação de novas lâmpadas. A ação será feita com R$ 10 mil, obtidos como prêmio pela escola por meio do projeto proposto na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

“Essa colocação foi fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido aqui desde 2014. É uma plantinha que estamos cultivando e estamos muito animados, porque é algo que os alunos vão carregar para a vida toda. Essa é a primeira vez que vamos para a etapa estadual, em que poderemos trocar experiências com outras 44 escolas”, afirma a gestora da "Valdy Freitas", Izabela Archanjo Paz.

Delegada de Cachoeiro cursa oitavo ano

A delegada que vai representar o município de Cachoeiro de Itapemirim na etapa estadual é a estudante Kethelen Silva Contarini , do 8º ano. Eleita pelos próprios colegas, será ela a responsável por apresentar aos outros participantes a experiência que vem sendo vivenciada por ela e pelos demais estudantes que representa.

Acompanhando, vai a professora de Ciências Lucélia de Lima Santos. Juntas, elas também vão participar de discussões e oficinas sobre o tema durante os três dias de encontro. “Estou muito feliz por participar da conferência, que é uma experiência que vou levar para a vida, e poder apresentar as ideias da minha escola para todos”, conta Kethelen.

Pontos moeda