Geral

Facebook admite que compartilhou dados de usuários com chineses

Representante da rede social disse que acordos com companhias chinesas existem há vários anos, mas que dados não estão em servidores na China

O Facebook admitiu na terça-feira (5) que tem parcerias para compartilhamento de dados com pelo menos quatro empresas de tecnologia da China, incluindo a Huawei, que foi destacada pela inteligência norte-americana como uma ameaça à segurança nacional dos EUA por seus fortes laços com o governo chinês.

Os acordos da rede social estão em vigor pelo menos desde 2010, segundo reportagem publicada pelo New York Times no fim de semana. O Facebook confirmou que compartilhou dados privados de usuários com as empresas, mas que vai encerrar a parceria com a Huawei nos próximos dias.

O jornal norte-americano afirmou que, além do Facebook, outras empresas de tecnologia, como Amazon, Apple e Samsung, também compartilhavam dados de usuários com os chineses.

Entrada no mercado

O acordo permitiu que o Facebook tivesse uma entrada mais fácil no mercado de celulares em 2007, antes que os aplicativos da rede social funcionassem bem em telefones. Também permitiu que esses fabricantes — que incluem, além da Huawei, as empresas Lenovo, Oppo e TCL — usassem funcionalidades do Facebook, como listas de contato, botões de "curtir" e atualizações de status.

Segundo funcionários da empresa, os acordos davam às empresas chinesas acesso a informações detalhadas não apenas aos perfis dos usuários dos telefones, mas também de todos os seus amigos, incluindo dados como histórico profissional e escolar, status de relacionamento e as curtidas.

Desconfiança no Senado

O senador democrata Mark Warner, membro do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, afirmou que as preocupações a respeito da Huawei não são novas. Ele citou um relatório de 2012 que aponta "relacionamento próximo entre o Partido Comunista chinês e fabricantes de eletrônicos".

"Quero muito saber mais sobre como o Facebook se assegurou que as informações dos seus usuários não foram enviadas para servidores na China", afirmou Warner.

Segurança dos dados

Francisco Varela, um dos vice-presidentes do Facebook, disse que todos os acordos eram 'controlados', desde o início, e que toda a infraestrutura montada foi supervisionada pela empresa.

"Queremos deixar claro que todas as informações resultante dessas integrações com a Huawei foram armazenadas em nosso servidor, não no deles", afirmou. A Huawei ainda não se manifestou sobre o caso.

A companhia recebeu bilhões de dólares em incentivos dos bancos estatais chineses e, por isso, sempre foi vigiada de perto pelo governo norte-americano. Neste ano, uma das principais operadoras dos EUA deixou de vender celulares da empresa.

Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais

Pontos moeda