Geral

Governo disponibiliza mais de 10.800 vagas em cursos de graça em todo o Estado

As vagas fazem parte do projeto OportunidadES e agrega cursos presenciais e online

                            São 10 mil vagas em 20 opções de cursos de 80 horas, sendo 10 novos

Com a opção de cursos presenciais de 40 horas e 80 horas, e on-line, também com 80 horas, a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) anunciou a ampliação alcance do projeto OportunidadES.

Ao todo, o projeto irá disponibilizar 10.870 em 2018. Entre as vagas abertas, cursos presenciais em Santa Leopoldina e na Serra. Além de cursos on-line para todo o Estado.

Somente na Serra, os moradores poderão escolher entre 10 opções de cursos inéditos em 330 vagas. Para eles, as inscrições começam nesta quinta-feira (07) e terminam no dia 17 de junho. A lista com os aprovados será divulgada no dia 21 de junho, no site do OportunidadES.

Já em relação aos cursos on-line, são 10 mil vagas em 20 opções de cursos de 80 horas, sendo 10 novos: Edição de vídeo; Criação de logotipos para empresas, produtos ou serviços; Educação especial e inclusiva; Conserto e manutenção de tablets e celulares (Básico); e Formação de Youtuber, são algumas áreas. 

Nesta oferta, o prazo para se inscrever começou nesta terça (05) e termina no dia 17 de junho. A lista com os classificados sairá no dia 26 de junho e as aulas terão início no dia 10 de julho, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site www.oportunidades.es.gov.br. O classificado poderá estudar no horário que quiser e de qualquer aparelho com internet, como celular, tablete ou computador.

Inscrição

As inscrições para todas as ofertas são feitas virtualmente no site do projeto. Basta o candidato preencher corretamente o formulário de inscrição e atender aos requisitos de cada oferta.

Prazos para garantir uma vaga:

· Santa Leopoldina: terça (05) a 19 de junho;
· Serra: quinta (07) a 17 de junho;
· Areinha – Viana: terça (05) a 10 de junho;
· On-line: terça (05) a 17 de junho

Requisitos

Para se inscrever nos cursos em Santa Leopoldina e Viana, o candidato precisa ter mais de 16 anos e residir em cada cidade, sendo em Viana as vagas preferencias aos moradores de Areinha. Já nos cursos da área da saúde, o interessado deve ter mais de 18 anos.

Nos cursos on-line, o candidato deve residir no Estado, ter mais de 16 anos, acesso à internet e noções básica de navegação. Também é preciso ter acima de 18 anos nos cursos da área da saúde.

Já na Serra, o interessado deve morar na cidade e ter mais de 16 anos, exceto nos cursos da área da saúde em que ele deve ter, no mínimo, 18 anos. Nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Logística e Produção, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar cursando.

Novos Cursos

Os moradores da Serra, além de receberem a primeira oferta de cursos presenciais de 80 horas, também foram contemplados com dois novos cursos: Assistente Administrativo e Cuidador de Pessoas com Deficiência.

O aluno que escolher o curso de Assistente Administrativo vai aprender a executar tarefas administrativas auxiliando o administrador em suas atividades relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público. Ele vai ajudar a coordenar serviços administrativos, financeiros, de logística da empresa e realizar atividades voltadas ao atendimento do público em geral.

Já o morador que optar pelo outro curso vai se tornar um profissional que cuida e estimula o desenvolvimento de portadores de condições ou síndromes, mesmo que temporárias e em qualquer faixa etária, que os deixem fora de sua plena capacidade de independência, ou que necessitem de algum tratamento ou adaptação para manter tal independência.

Pontos moeda