Geral

Grupo faz 'vaquinha online' para construir novo abrigo para animais carentes em Vila Velha

O grupo Animais Carentes ES, em Vila Velha, sofria com reclamações e ataques da vizinhança incomodada, mas conseguiu um novo terreno e agora batalha para construir o abrigo

Ana Julia Chan *Estagiário

Redação Folha Vitória
Abrigo de animais carentes em Vila Velha sofria com reclamações de vizinhos Foto: @animaiscarenteses

O abrigo Animais Carentes ES, em Vila Velha, parecia estar com os dias contados. Devido ao incômodo causado pelos latidos dos cães aos vizinhos, com medo de possíveis maus tratos no futuro, os proprietários do abrigo entraram em um acordo com a vizinhança.

"Desde o início do ano temos problemas. Jogam pedra no telhado, teve furto de ração, quebraram a tubulação de água...", contou o veterinário do abrigo Ektor Almeida.

Além disso, segundo Ektor, nos últimos 15 dias, oito cães apareceram mortos, e a suspeita é que tenha sido por envenenamento.

"Não fizemos a necrópsia para poder verificar, mas a posição que o animal morre diz muito para gente... No dia anterior os animais aparentavam estar felizes e sadios. Então isso também contribuiu para que a administração do abrigo resolvesse encerrar suas atividades", relatou.

Na sexta-feira (01), a página do Facebook divulgou uma nota e caso não encontrassem uma solução, dentro de 30 dias, o espaço, que acomoda cerca de 230 animais, iria fechar e os cães e gatos presentes teriam de ser soltos. Mas nesta terça-feira (05), uma nova publicação traz boas notícias: eles encontraram um terreno para a construção de um novo abrigo!

"Recebemos indicações de inúmeros locais que poderiam receber o abrigo pelas pessoas nos acompanham nas redes sociais. Há 3 dias fomos visitar alguns espaços e encontramos esse. O terreno tem 7mil m² fica localizado um pouco depois da Barra do Jucu, próximo à Fazenda Camping. Parece ser perfeito e não iremos ter problemas com os latidos, porque ao lado tem um hotel para cachorros, então as pessoas já estão acostumadas", revelou o veterinário.

Com mais de 50 mil seguidores na rede social, a tentativa do grupo agora é de mobilizar as pessoas para conseguirem arrecadar a verba para a construção da nova sede e incentivá-las a adotar um bichinho. 

Para isso, eles criaram uma vaquinha online, que vai até o dia 10 de julho, para quem quiser contribuir. O objetivo é juntar R$50mil e em menos de um dia eles já conseguiram R$2.870,00. No sábado (09), o espaço também irá promover um feira de adoção na atual sede do abrigo - Avenida Marechal Campos, 1214, no bairro Barramares. 


Pontos moeda