Geral

Hospital Infantil de Vitória recebe 26 novos leitos nesta segunda

Os novos leitos compõem a Unidade de Terapia Intensiva (Utip) localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira

                                      Foto: Assessoria de Comunicação/Secretaria de Saúde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entrega nesta segunda-feira (11) 26 leitos (10 UTI e 16 semi-intensivos), no novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), no Hospital Estadual Infantil de Vitória, elevando para 41 o número total de leitos desse tipo que o hospital oferece para atendimento de crianças.

Os novos leitos compõem a Unidade de Terapia Intensiva (Utip) localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, onde já funciona o Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi do Hospital Infantil de Vitória, com 105 leitos.

A ampliação do serviço foi possível porque a Utip foi transferida para um espaço ao lado de onde ela funcionava. A obra, que custou R$ 272.500,00 durou seis meses e foi realizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), sem custo.

A obra foi realizada por um grupo de dez detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

Assim como os demais leitos intensivos e semi-intensivos que já funcionavam na unidade do Hospital Estadual Infantil em Santa Lúcia e na unidade de Bento Ferreira, os novos leitos serão regulados pela Central de Regulação de Internação da Sesa, podendo atender pacientes de todo o Estado.

Himaba

Outra intervenção realizada para melhoria no atendimento pediátrico foi a abertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Desde outubro, quando o Himaba funciona com um novo modelo de gestão, administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), inúmeras melhorias foram realizadas na unidade.

O pronto-socorro agora funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; houve aumento de 40% nos atendimentos de urgência e emergência, 13% nas internações, 31% nas consultas e 26% nos exames e aumento de 46 leitos, sendo 10 de saúde mental infantojuvenil, serviço que o SUS não ofertava.

Pontos moeda