Líder da oposição apresenta moção de censura contra governo da Grécia

Geral

Líder da oposição apresenta moção de censura contra governo da Grécia

Redação Folha Vitória

Líder do principal partido oposicionista, o Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis afirmou nesta quinta-feira que apresentará uma moção de censura contra o governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras. Mitsotakis critica a administração por ter fechado um acordo para encerrar uma disputa de décadas sobre o nome da Macedônia.

No Parlamento, Mitsotakis disse que pretende apresentar formalmente a moção nesta quinta-feira, após uma votação marcada sobre a lei de reformas econômicas. Na terça-feira, Tsipras e o premiê Zoran Zaev, da Macedônia, concordaram em renomear o país para Macedônia do Norte, o que encerra uma disputa que a impedia de ingressar em instituições internacionais, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A disputa impulsiona o sentimento nacionalista nos dois países há anos e o acordo foi criticado dos dois lados da fronteira, com os premiês acusados de ceder muito ao outro lado.

A coalizão de governo de Tsipras tem uma maioria de quatro cadeiras no Parlamento de 300 membros. O acordo, porém, provoca divisões entre os governistas. O ministro da Defesa, Panos Kammenos, por exemplo, mostrou-se contrário à iniciativa. Kammenos comanda o partido direitista Gregos Independentes, que é parte da coalizão, e a posição dele pode ser crucial.

A Grécia há tempos exige que a Macedônia mude de nome, alegando que o atual implicaria reivindicações territoriais da província grega ao norte do mesmo nome, onde nasceu Alexandre, o Grande, e usurparia a herança e a história gregas.

Na Grécia, há pessoas contrárias a qualquer uso do termo "Macedônia" como nome do vizinho ao norte. Já os contrários na Macedônia argumentam que mudar o nome seria uma ameaça à identidade nacional. Na quarta-feira, o presidente macedônio, Gjorge Ivanov, ameaçou não assinar o acordo após ele ser votado pelo Parlamento, o que pode atrasar sua implementação. Fonte: Associated Press.