Geral

Livro que dá dicas de como ajudar no desenvolvimento das crianças será lançado nesta 5ª em Vitória

A obra, escrita por Marcelo Masruha, ensina como estimular e a desenvolver hábitos saudáveis para as crianças

Marcelo Masruha é neurologista com especialização em neurologia infantil

Será realizado na noite desta quinta-feira (7), o lançamento do livro  "O cérebro do seu filho- Do nascimento aos dois anos de idade”, no Shopping Vitória, às 18 horas. Marcelo Masruha, autor da obra, é neurologista com especialização em neurologia infantil e, segundo ele, a obra dá dicas para a estimulação sadia dos bebês e para o estabelecimento de bons hábitos na infância. 

“A ideia do livro surgiu da experiência que tenho de atender crianças no consultório e observar as dúvidas e dificuldades que os pais têm ao lidar com o desenvolvimento das crianças. De saber o que é normal e o que é anormal, principalmente sobre como buscarem sempre uma forma de melhorar o desenvolvimento dos filhos”, disse o neurologista.

Um dos assuntos abordados por Masruha é a exposição das crianças a tablets, telefones celulares e jogos eletrônicos. “Existe uma recomendação formal da Academia Americana de Pediatria de que crianças menores de 2 anos de idade não sejam expostas às telas (televisão, tablet, celular). Isso porque já tem estudos bem feitos mostrando que, quanto mais horas de exposição a esses aparelhos, mais as crianças atrasam a linguagem. Hoje, a gente vive uma epidemia de crianças com esse atraso por conta de exposições excessivas. Esses aparelhos não podem ser usados como babás. O que acontece com frequência é que as pessoas que cuidam das crianças estão deixando elas por horas na frente desses aparelhos, e isso atrasa o desenvolvimento da criança. É preciso brincar e falar muito com a criança. Quanto mais se fala com a criança pequena, mas ela desenvolve a linguagem de forma adequada, e a linguagem bem desenvolvida é a melhor ferramenta para o desenvolvimento da inteligência", explicou

De acordo com o autor, a obra será um 'manual' para os que pensam no desenvolvimento das crianças. “O livro é destinado a qualquer pessoa que se interesse pelo desenvolvimento de uma criança pequena. Está escrito: ‘o cérebro do seu filho’, mas pode ser um tio preocupado com o desenvolvimento de um sobrinho, um avô e uma avó preocupados com o desenvolvimento do neto, mas é, principalmente, destinado a pais que têm criança pequena ou aqueles que estão esperando, eventualmente, ou planejando ter um filho. O livro pode ajudar a mostrar o que é o desenvolvimento normal. Essas pessoas vão estar mais atentas quanto ao desenvolvimento das crianças e para identificar possíveis alterações e com isso conseguir instituir medidas e tratamentos adequados para evitar que alterações graves aconteçam. O livro também ajuda a estimular as crianças e a desenvolver hábitos saudáveis, como ensiná-las a dormir e como estimular a linguagem dos bebês”. 

Para Masruha, o livro dará dicas enriquecedoras. “Muitas pessoas acham que as crianças já nascem com o cérebro 'pronto', 'acabado', isso do ponto de vista estrutural, como se fosse uma máquina vazia que precisa colocar o conteúdo, e isso não é verdade. Essa ‘máquina’ está em constante modificação nos primeiros anos de vida, sobretudo nos dois primeiros anos. O cérebro triplica de tamanho em dois anos. No livro é ensinado como habituar o bebê a dormir sozinho em um quarto separado dos pais, por exemplo. São dicas importantes e valiosas que vão ajudar as famílias quanto ao desenvolvimento das crianças”. 

Lançamento

Livro “ O cérebro do seu filho – Do nascimento aos dois anos de idade”

Data: 07/06/2018 - Quinta-feira

Hora: 18 horas

Local: Segundo piso do Shopping Vitória (Área Gourmet). 

Sobre o autor

Marcelo Masruha é neurologista com especialização em neurologia infantil. Professor Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil durante o biênio 2014-2015 e atual membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia. Com mais de 70 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, já fez dezenas de palestras no Brasil e no exterior. Tem consultórios privados em São Paulo (SP) e em Vitória (ES), tendo realizado milhares de atendimentos a crianças ao longo de 20 anos de prática profissional.

Pontos moeda