• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Livro que dá dicas de como ajudar no desenvolvimento das crianças será lançado nesta 5ª em Vitória

Geral

Livro que dá dicas de como ajudar no desenvolvimento das crianças será lançado nesta 5ª em Vitória

A obra, escrita por Marcelo Masruha, ensina como estimular e a desenvolver hábitos saudáveis para as crianças

Marcelo Masruha é neurologista com especialização em neurologia infantil

Será realizado na noite desta quinta-feira (7), o lançamento do livro  "O cérebro do seu filho- Do nascimento aos dois anos de idade”, no Shopping Vitória, às 18 horas. Marcelo Masruha, autor da obra, é neurologista com especialização em neurologia infantil e, segundo ele, a obra dá dicas para a estimulação sadia dos bebês e para o estabelecimento de bons hábitos na infância. 

“A ideia do livro surgiu da experiência que tenho de atender crianças no consultório e observar as dúvidas e dificuldades que os pais têm ao lidar com o desenvolvimento das crianças. De saber o que é normal e o que é anormal, principalmente sobre como buscarem sempre uma forma de melhorar o desenvolvimento dos filhos”, disse o neurologista.

Um dos assuntos abordados por Masruha é a exposição das crianças a tablets, telefones celulares e jogos eletrônicos. “Existe uma recomendação formal da Academia Americana de Pediatria de que crianças menores de 2 anos de idade não sejam expostas às telas (televisão, tablet, celular). Isso porque já tem estudos bem feitos mostrando que, quanto mais horas de exposição a esses aparelhos, mais as crianças atrasam a linguagem. Hoje, a gente vive uma epidemia de crianças com esse atraso por conta de exposições excessivas. Esses aparelhos não podem ser usados como babás. O que acontece com frequência é que as pessoas que cuidam das crianças estão deixando elas por horas na frente desses aparelhos, e isso atrasa o desenvolvimento da criança. É preciso brincar e falar muito com a criança. Quanto mais se fala com a criança pequena, mas ela desenvolve a linguagem de forma adequada, e a linguagem bem desenvolvida é a melhor ferramenta para o desenvolvimento da inteligência", explicou

De acordo com o autor, a obra será um 'manual' para os que pensam no desenvolvimento das crianças. “O livro é destinado a qualquer pessoa que se interesse pelo desenvolvimento de uma criança pequena. Está escrito: ‘o cérebro do seu filho’, mas pode ser um tio preocupado com o desenvolvimento de um sobrinho, um avô e uma avó preocupados com o desenvolvimento do neto, mas é, principalmente, destinado a pais que têm criança pequena ou aqueles que estão esperando, eventualmente, ou planejando ter um filho. O livro pode ajudar a mostrar o que é o desenvolvimento normal. Essas pessoas vão estar mais atentas quanto ao desenvolvimento das crianças e para identificar possíveis alterações e com isso conseguir instituir medidas e tratamentos adequados para evitar que alterações graves aconteçam. O livro também ajuda a estimular as crianças e a desenvolver hábitos saudáveis, como ensiná-las a dormir e como estimular a linguagem dos bebês”. 

Para Masruha, o livro dará dicas enriquecedoras. “Muitas pessoas acham que as crianças já nascem com o cérebro 'pronto', 'acabado', isso do ponto de vista estrutural, como se fosse uma máquina vazia que precisa colocar o conteúdo, e isso não é verdade. Essa ‘máquina’ está em constante modificação nos primeiros anos de vida, sobretudo nos dois primeiros anos. O cérebro triplica de tamanho em dois anos. No livro é ensinado como habituar o bebê a dormir sozinho em um quarto separado dos pais, por exemplo. São dicas importantes e valiosas que vão ajudar as famílias quanto ao desenvolvimento das crianças”. 

Lançamento

Livro “ O cérebro do seu filho – Do nascimento aos dois anos de idade”

Data: 07/06/2018 - Quinta-feira

Hora: 18 horas

Local: Segundo piso do Shopping Vitória (Área Gourmet). 

Sobre o autor

Marcelo Masruha é neurologista com especialização em neurologia infantil. Professor Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil durante o biênio 2014-2015 e atual membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia. Com mais de 70 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, já fez dezenas de palestras no Brasil e no exterior. Tem consultórios privados em São Paulo (SP) e em Vitória (ES), tendo realizado milhares de atendimentos a crianças ao longo de 20 anos de prática profissional.