• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Museu do Pescador recebe exposição sobre a Ilha das Caieiras

Geral

Museu do Pescador recebe exposição sobre a Ilha das Caieiras

Com vernissage na sexta-feira (15), obras em mosaico com a iconografia capixaba farão parte da exposição Mosaicos da Ilha

Desfiadeiras de siri, torta capixaba, moquecas, restaurantes espetaculares e um pôr-do-sol de tirar o fôlego. As belezas da Ilha das Caieiras serão celebradas na próxima sexta, 15, na vernissage da exposição Mosaicos da Ilha, às 19h, no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador).

O trabalho é resultado da oficina que a artista realizou no espaço, entre os meses de março e maio. O foco das aulas foi a cultura e a iconografia do local em peças de mosaico de uso utilitário, como jarros e bandejas, além de peças artísticas autorais. "A produção superou minhas expectativas sob os aspectos da criatividade, percepção do tema proposto e esmero nas obras", disse Vania Caus.

Para Marilda Rocha, aluna do curso e servidora pública aposentada, Mosaicos da Ilha foi um projeto que possibilitou o fortalecimento da identidade local. “A Ilha das Caieiras merece um olhar cuidadoso sobre sua gente e sua história. É preciso ideias inovadoras para que a comunidade se aproprie do que lhe pertence e se motive a manter vivo o bairro que é um dos símbolos do turismo de nossa capital”, diz Marilda.

A artista destacou que a oficina e os trabalhos que resultaram na exposição cumpriram com o objetivo inicial ao resgatarem as tradições da Ilha das Caieiras. "As obras puderam revelar valores culturais, sobretudo gastronômico, da região. Além de reconhecerem o sujeito em seu meio - o pescador, as desfiadeiras de siri e as crianças - e o potencial e a importância do Museu do Pescador como condutor desses momentos de diálogo", explica Vania.

Edital

O projeto "Mosaicos da Ilha" é um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação do Museu do Pescador, ano 2017/2018, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

"A artista Vânia Caus propõe em seu projeto tanto a valorização dessas tradições e memória quanto o desenvolvimento social por meio da oficina de mosaicos, que capacita os alunos a desenvolver trabalhos utilitários incríveis", afirmou a gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Patrícia Bragatto.