Geral

ONU pede transparência após conflitos deixarem 16 feridos no Mali

Redação Folha Vitória

O escritório do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) disse em comunicado neste sábado que acompanha com preocupação os conflitos violentos que ocorreram no Mali. No país africano, 16 pessoas ficaram feridas após confrontos entre forças de segurança e apoiadores da oposição em meio a uma marcha em meio às campanhas para eleições presidenciais no país.

O comunicado da ONU, emitido pelo porta-voz Farhan Haq, pede "calma a todas as partes" e afirma que "atores políticos e a sociedade civil devem favorecer o diálogo para manter um ambiente que leve à realização de eleições transparentes".

Segundo um organizador da marcha, entre os feridos estão dois dos candidatos para as eleições presidenciais do dia 29 de julho: Igor Diarra e Aliou Diallo. O atual presidente, Ibrahim Boubacar, disputa a reeleição.

Líderes de oposição organizaram a marcha deste sábado para pedir eleições transparentes e por mais cobertura na televisão das atividades dos grupos opositores. A marcha havia sido proibida pelo governador da capital, Bamako, em razão do estado de emergência imposto no Mali desde 2015, após um ataque extremista em um hotel local. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda