Parque Urbano ganha espaço de lazer e Centro de Informações Turísticas é inaugurado em Anchieta

Geral

Parque Urbano ganha espaço de lazer e Centro de Informações Turísticas é inaugurado em Anchieta

A construção do Parque será custeada por recurso financeiro proveniente do licenciamento ambiental da 4ª usina da Samarco

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
O Centro vai fornecer informações turísticas e gastronômicas. 

O município de Anchieta ganhou um Centro de Informações Turísticas (CAT) localizado em um dos quiosques da área externa do Centro Cultural Thiago Bezerra Leite. A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou o espaço, um local para os visitantes e turistas poderem buscar informações sobre a cidade, seus pontos turísticos, pousadas, restaurantes, bares, cafés e circuitos turísticos de praias e do interior.

O horário de funcionamento será das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana e feriados, das 10h às 16h. O CAT também terá informações sobre os municípios que compõem a rota da Costa e da Imigração, a qual Anchieta faz parte.

Mudança de horário no Centro Cultural Thiago Bezerra Leite

O Centro Cultural alterou seu horário de funcionamento, agora o atendimento inicia 8h e termina às 21h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, das 10h às 16h. No Centro há aulas de música, balé, teatro e exposição de fotos do município e mostra de artefatos da história da cidade e do antigo Hotel Anchieta, onde hoje funciona o Centro Cultural. Conforme a Secretaria Municipal de Turismo irão ser promovidas, constantemente, exposições e apresentações culturais no local.

Parque Sede Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio ganhará espaço de lazer e administrativo

O projeto de construção do Parque Sede Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio foi apresentado e a sede contará com área administrativa e de educação ambiental, auditório, banheiros, trilhas, playground e irá abrigar o novo viveiro municipal.

O evento realizado pela Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), aconteceu no Centro de Convivência de Nova Jerusalém e contou com a presença do prefeito Fabrício Petri, do vice, Carlos Waldir de Souza, secretários, vereadores e moradores dos bairros Benevente, Nova Jerusalém e Nova Esperança.

O Parque ganhará um viveiro municipal.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jéssica Martins, a construção do parque é necessária para conservação da unidade, permitindo a realização de trabalhos e ações que possibilitem maior proteção do ambiente, além de contribuir para a valorização social dos bairros diretamente envolvidos.

“O Parque Sede Papagaio terá a construção da sede administrativa da unidade, incluindo um espaço público de visitação que será ofertado e aberto à população e aos turistas, funcionando como um parque municipal”, explicou Jéssica.

Ela ainda enfatiza que o parque tem como objetivo a valorização da área verde situada entre os bairros Nova Jerusalém, Benevente e Nova Esperança. “O parque vai se tornar um equipamento público de conhecimento sobre a unidade, lazer, estudo, apreciação, passeio, visitação e diversão”, disse.

Sua construção será custeada por recurso financeiro proveniente de compensação ambiental, do licenciamento ambiental da 4ª usina da Samarco. “Os recursos de compensação ambiental são destinados exclusivamente para uso na gestão de unidades de conservação, a partir de planos de trabalho aprovados pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), não podendo em hipótese alguma serem utilizados para outros fins, sob pena de sanções ao município”, detalhou a secretária.

Para o prefeito, a localização da sede do parque irá abranger os três bairros e se tornará mais um atrativo de lazer e turismo para a população de Anchieta e visitantes. “O empreendimento poderá, futuramente, gerar novas oportunidades de investimento e melhorias na região”, disse Petri.

Segundo Martins, a instalação do Parque Sede Papagaio naquela região contribuirá para a valorização social dos bairros diretamente envolvidos e a população poderá usufruir de um espaço altamente agradável, que irá impactar na melhoria da qualidade de vida de todos moradores.

O município conta ainda com outras três áreas de proteção ambiental: Tartarugas (praia da Ponta dos Castelhanos até Praia do Além), Monte Urubu (Belo Horizonte) e Parque Natural Municipal Lagoa Verde, em Alto Joeba.